Com o objetivo de atrair novos investimentos e promover os produtos fabricados no município de Valença, o vereador Haroldo Filho representou o governo municipal na 3ª Feira Internacional de Sustentabilidade (MIRCF) e no Fórum G2G2B, eventos realizados no fim de março, em Macau, na China.
O convite foi feito pelo prefeito de Valença, Saulo Corrêa, para que o vereador, que também é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, possa trabalhar a representatividade do município na busca pela geração de novos negócios e empregos na cidade. Valença foi a única cidade do interior do estado presente na delegação brasileira.
Representantes de mais de 40 países, participaram dos painéis de negócios que reuniram empresários, startups, representantes do poder público e autoridades chinesas visando promover o debate sobre 'Novas Tecnologias, Inovação e Desenvolvimento Verde'.
Na Zona de Exposição, os projetos lançados eram apresentados aos visitantes e mediadores promoviam rodadas de negócios em busca de novos parceiros na América do Sul e Europa. As principais propostas traziam novidades no setor de tecnologia e automação industrial, novas energias, gestão de resíduos e tratamento de águas residuais.
Após a imersão nas propostas e projetos asiáticos, Haroldo Filho avaliou como positiva a integração do município com o mercado internacional e a oportunidade de levar conhecimento para ser aplicado no desenvolvimento do município.
"Minha missão era muito clara no pedido feito pelo prefeito Saulo Corrêa; apresentar a cidade de Valença em cada oportunidade de negócio, e mostrar que somos uma excelente rota para investimentos. Acredito que desempenhei bem esse papel, fizemos muitos contatos, visitei várias indústrias, inclusive mostrando que Valença não só pode ser uma opção de expansão comercial, como a cidade possui uma gama de produtos de qualidade que podem ser exportados para o território chines", explicou o vereador que complementou.
"Todo aprendizado adquirido será importante neste processo para tornar o município de Valença mais atrativo. A cidade atravessa um momento financeiro delicado, de austeridade na gestão do prefeito Saulo Corrêa, e por isso decidimos realizar essa missão com recursos próprios para não onerar os cofres da prefeitura".
Município fecha parceria para implementar Escola China Brasil
A agenda na China Continental já rendeu os primeiros frutos para Valença. Durante as primeiras rodadas de negócios, Haroldo Filho assinou um protocolo de intenção, junto ao governo Chinês, para levar uma Escola China Brasil para a cidade, que tem como finalidade disponibilizar formação profissionalizante das novas tecnologias dos produtos fabricados na Ásia.
"Muitos produtos que vem da China para o Brasil, como as bicicletas elétricas, por exemplo, acabam sofrendo algumas avarias durante o translado, já que elas são transportadas montadas nos contêineres. A proposta é para que esses produtos venham desmontados e que encontrem aqui a qualificação profissional necessária para a sua montagem e manutenção. E Valença está apta a receber a primeira escola do Estado do Rio de Janeiro, gerando mão de obra para receber futuras instalações", finalizou o vereador.