Por:

Ex-vereador Temponi é um dos suspeitos de corrupção eleitoral

O ex-vereador Vander Temponi é alvo de investigação da Polícia Federal em Volta Redonda | Foto: Divulgação

Um dos mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal em Volta Redonda foi na casa do ex-vereador Vander Temponi, um dos suspeitos de corrupção eleitoral.  Os agentes apreenderam celulares, documentos e diversas anotações nos bairros Açude I, Açude II e Jardim Amália na operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (03),  com a finalidade de apurar crimes de associação criminosa e corrupção eleitoral nas eleições municipais de 2024.

O advogado Márcio Delamberti, que trabalha na defesa de Temponi, disse, ao site Foco Regional, que ainda não teve acesso aos autos do processo. 

O material apreendido será submetido  à perícia técnica e análises para continuidade das investigações. De acordo com as investigações, um dos candidatos se articulou com indivíduos que se apresentavam como pessoas dotadas de certa influência em alguns bairros da cidade. A partir disso, segundo as investigações, lideranças intermediavam a compra de votos por meio de valores a serem fornecidos pelo candidato envolvido. Caso o político obtivesse o desempenho esperado nos bairros sob a responsabilidade dos aliciadores e, com isso, fosse eleito, havia uma promessa de premiação por meio de cargos comissionados.

Foram revelados elementos indicando que a compra de votos ocorria por meio da comparação entre a quantidade de votos obtidos pelo candidato investigado nas seções eleitorais existentes nos bairros em que houve compra de votos com a quantidade de títulos de eleitores daqueles cidadãos que se ofereceram para participar do esquema, cujos dados eram remetidos aos investigados pelas pessoas que aceitavam a promessa ilícita de pagamento. Os indivíduos poderão responder pelos crimes de associação criminosa e corrupção eleitoral.

*Reportagem em atualização