Por:

Volta Redonda confirma unidade da Casa da Mulher Brasileira e Batalhão de Ação com Cães

Licitação para batalhão será publicada no dia 28 deste mês | Foto: Divulgação/PMVR

Volta Redonda dá novos e importantes passos neste mês de abril no que diz respeito aos direitos e proteção às mulheres e no setor de segurança pública. Foram confirmadas a assinatura, na próxima semana, da implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB) na cidade, e a publicação do edital de licitação para a construção do Batalhão de Ação com Cães, que acontecerá no próximo dia 28. As duas notícias representam uma conquista para as mulheres e para os esforços para tornar o município, assim como outros que serão atendidos pelo BAC, ainda mais seguros.

Casa da Mulher Brasileira

Os esforços em prol dos direitos e da proteção às mulheres em Volta Redonda continuam a receber o reconhecimento de outras esferas do poder público. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, assinará, na próxima segunda-feira (14), no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, o documento que garante a implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira na cidade — a primeira do interior do estado a contar com esse equipamento. A cerimônia deve contar com as presenças da ministra; do prefeito Antonio Francisco Neto; da secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim; do deputado estadual Munir Neto; do governador Cláudio Castro, entre outras autoridades.

Glória Amorim relata que conheceu pessoalmente o trabalho desenvolvido pela Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande (MS), o que a motivou a entrar em contato com o Ministério das Mulheres para solicitar uma unidade em Volta Redonda — proposta que foi prontamente aceita.

“É um local de acolhimento, triagem e apoio psicossocial, que vai reunir o máximo de serviços possíveis, permitindo que as mulheres, em um momento tão traumático e muitas vezes sem recursos financeiros, recebam o melhor acolhimento, sem necessidade de percorrer diferentes locais”, afirma Glória, mencionando também o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).

Todos os serviços em um local

O governo federal será responsável pelo repasse da verba, enquanto a execução da obra ficará a cargo do governo estadual. “A única contrapartida exigida à prefeitura era a disponibilização de um terreno adequado para o equipamento. Ao conversar com o prefeito Neto, encontramos uma área excelente para reunir os serviços oferecidos pela Casa”, explicou a secretária.

O terreno escolhido fica próximo à Apae, entre os bairros Siderópolis e Sessenta, com seis mil metros quadrados — o dobro da área construída prevista para a Casa da Mulher. A área foi aprovada pelos engenheiros e arquitetos do ministério. A expectativa é de que a licitação seja publicada após a cerimônia de segunda-feira, e que a obra seja concluída em pouco mais de um ano.

A Casa da Mulher Brasileira é uma das principais ações do Programa Mulher Viver sem Violência, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. Com o objetivo de oferecer atendimento integrado, humanizado e multidisciplinar, a CMB concentra, em um único espaço, diversos serviços especializados para mulheres em situação de violência.

Estrutura

De acordo com o site do Ministério das Mulheres, a estrutura da CMB inclui delegacia da mulher, Juizado Especializado, Ministério Público, Defensoria Pública, ações de promoção da autonomia econômica, brinquedoteca para o cuidado das crianças, alojamento de passagem e central de transportes.

O principal objetivo da iniciativa é facilitar o acesso a esses serviços, garantindo condições para o enfrentamento da violência, o empoderamento feminino e a autonomia econômica das mulheres atendidas. Desde 2023, já foram realizados mais de 400 mil atendimentos nas 11 unidades em funcionamento, e outras 31 estão em fase de obras ou implantação.

Mais uma conquista para VR

Glória Amorim reforça que Volta Redonda é referência nacional no atendimento às mulheres vítimas de violência. “Nossa rede de atendimento é completa, e buscamos sempre aprimorá-la. Diversos municípios da região nos procuram para conhecer nosso modelo e replicar as práticas que temos implementado. E precisamos reconhecer o papel do prefeito Neto; graças a ele, em 2009, foi criada a Coordenadoria da Mulher, que deu origem à nossa secretaria”.

Para o prefeito Neto, a futura Casa da Mulher Brasileira representa mais uma grande conquista para o município. “Só tenho a agradecer à Glória Amorim e à equipe da secretaria pelo excelente trabalho na construção de uma Volta Redonda referência no combate à violência contra a mulher. Esse esforço se reflete na confiança do governo federal ao escolher nossa cidade como a primeira do interior do estado a receber essa unidade”.

Batalhão de Ação com Cães

Na área da segurança pública, a licitação para a construção da unidade regional do Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar está marcada para o próximo dia 28. Através de parceria entre a prefeitura, o Governo do Estado e contando com recursos do orçamento da União (por meio do deputado federal Doutor Luizinho), o investimento será de aproximadamente R$ 7 milhões, e o batalhão será instalado no bairro Roma, em Volta Redonda, em um terreno cedido pela prefeitura, nas proximidades da Rodovia Presidente Dutra (BR-116).

O BAC atenderá aos municípios abrangidos pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), incluindo o 28º BPM (Volta Redonda), o 37º BPM (Resende), o 33º BPM (Angra dos Reis), o 10º BPM (Barra do Piraí) e a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar/CIPM (Paraty). A nova unidade seguirá o modelo da 1ª Companhia Destacada do BAC em Macaé, no norte do estado.

A implantação desse serviço especializado vai fortalecer o combate ao crime organizado em toda a região do Médio Paraíba, eliminando a necessidade de longos deslocamentos, o que reduz o estresse dos cães e contribui para a manutenção de seu desempenho. Com a presença do BAC, as ações da Polícia Militar serão otimizadas, e a presença dos agentes de operações especiais aumentará a sensação de segurança da população. Esses profissionais atuarão em comunidades, no policiamento ostensivo nas ruas, em blitzes e em operações com cães treinados para detectar armas e drogas.

O Batalhão de Ações com Cães terá papel estratégico no combate ao tráfico de entorpecentes e ao crime organizado na região. A tropa contará com cerca de 30 agentes especializados e 15 cães das raças pastor belga malinois, labrador e pastor alemão. Além da detecção de drogas, os cães serão utilizados na localização de explosivos, em operações de busca e salvamento, e na busca e captura de pessoas.