Por:

Vereador pede mapeamento de pontos de alagamento em VR

Sidney Dinho divulgou a questão em suas redes sociais | Foto: Reprodução

Em resposta aos alagamentos que aconteceram em Angra dos Reis na última semana, o vereador Sidney Dinho fez um requerimento na Câmara Municipal de Volta Redonda, nesta terça-feira (8), para que a Prefeitura aponte os principais pontos possíveis de alagamento na cidade. Em uma postagem divulgada nas redes sociais do vereador, ele explica que o objetivo da iniciativa é buscar uma ação preventiva para prevenir e amenizar danos de chuvas fortes na cidade, identificando quais localidades precisam de obras e avaliando os investimentos em infraestrutura urbana que o município precisa realizar.

 

Esclarecimentos da Prefeitura

Além da perda dos documentos, os moradores ressaltam que os requisitos do Cartão excluem uma parcela dos moradores afetados. A Prefeitura de Angra dos Reis informa que, em caso de perda de documentos, o morador deve informar seu nome completo e o nome da mãe para que a equipe possa localizar os dados no sistema. O poder público também afirma estar em diálogo com o governo estadual para ampliar o alcance do auxílio, além de estudar outras formas de apoio às famílias que não se enquadram nos critérios atuais do programa.

Auxílio a famílias afetadas

Alguns moradores de Angra dos Reis estão tendo dificuldades de se cadastrar para receber o Cartão Recomeçar - auxílio de oferecido pelo Estado, em parceria coma Prefeitura, para famílias em situação de vulnerabilidade após as chuvas. Os critérios do auxílio exigem renda per capita de meio salário mínimo ou total familiar de 3 salários mínimos, além da apresentação de documentos de identificação e moradia. Entretanto, parte da população que precisa do auxílio afirma que perdeu a documentação após as enchentes, dificultando o cadastro.