As obras de duplicação da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Paracambi, serão visitadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (15). O evento será a partir das 10h, numa região próxima a Paracambi, no Rio de Janeiro, na altura do km 225, sentido São Paulo/Paracambi. A previsão da concessionária é de entregar a nova pista de subida somente em 2028. Já a pista de descida deverá ser concluída em 2029.
Lula participa ainda na terça-feira (15) do evento de lançamento de investimentos na Nissan, empresa japonesa do setor automotivo, com unidade em Resende-RJ. A montadora fará investimentos de R$ 2,8 bilhões da marca no Brasil.
Em 2023, a Nissan comercializou no país 72.548 veículos, um aumento de 35% em relação ao ano anterior. Já em 2024, a Nissan apresentou um crescimento de 21%, com 87.441 unidades vendidas no país. Em ambos os anos, apresentou números acima da média do setor.
Novo traçado
O presidente irá verificar como está o andamento da construção do novo traçado na Via Dutra, que completa um ano com 25% de execução. O investimento é da ordem de R$ 1,5 bilhão captado junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), resultante da maior emissão de debêntures incentivadas da história do país para destravar obras cruciais à mobilidade urbana e logística nacional.
O novo traçado contempla oito faixas - quatro para cada sentido -, além de acostamentos, um em cada sentido. Considerada a ligação rodoviária mais importante do país, a nova Serra das Araras trará mais segurança e fluidez ao tráfego. O projeto é um marco para a região que convive com um fluxo de cerca de 390 mil veículos mensais, sendo 36% deles veículos de cargas.
Projeto de expansão
Com a expansão, a velocidade será de 80 km/h, permitindo a redução de 25% do tempo no percurso da subida (sentido São Paulo) e 50% na descida (sentido Rio de Janeiro). Haverá 24 novos viadutos com extensão de 4.503 metros e duas rampas de escape.
Serão construídas ainda três passarelas. Detalhe: as pistas serão 100% iluminadas e conectadas, haverá câmeras inteligentes para detecção automática de incidentes e novos Painéis de Mensagem Variável serão instalados. Serão utilizados 129 mil m³ de concreto e 16,5 milhões de kg de aço, além de 68.830 m² de solo grampeado e 2.730 m² de cortina atirantada.
O novo traçado também já impacta positivamente o comércio local, com o aumento no movimento de estabelecimentos próximos aos canteiros. A concessionária também planeja organizar um espaço específico para comerciantes da Serra das Araras, em especial os que vendem frutas na região, promovendo inclusão e geração de renda.
Atualmente, 25 das 34 frentes de trabalho estão ativas. Para viabilizar as obras, a CCR RioSP realiza detonações de rochas três vezes por semana, entre 13h e 15h, com bloqueio temporário da pista de subida no sentido São Paulo.