Barra do Piraí foi palco do lançamento do Programa Novas Rotas, uma iniciativa inédita da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) voltada para o fortalecimento da promoção
do turismo na região Sul Fluminense.
O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (11), na histórica Fazenda Ponte Alta, e contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, da prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, além de autoridades locais, representantes do setor turístico e prefeitos de quase toda a região.
Marcelo Freixo explicou a crescente relevância do turismo para a economia mundial e apontou para as riquezas culturais do Brasil como um diferencial para o constante desenvolvimento dessa área.
Freixo, porém, tem sido duramente criticado pela morosidade em tomar uma medida para diminuir os impactos da volta da exigência de vistos para turistas americanos, canadenses e australianos, como noticiou a coluna Magnavita. Justamente em um momento crucial para o trade turístico do Rio de Janeiro, que aguarda saber quais ações a Embratur pretende adotar neste caso, Freixo resolve lançar roteiros regionais.
‘Nova Rotas’
O lançamento do programa em Barra do Piraí marca o início de uma série de eventos que serão realizados em diversas regiões do país. Entre as ações previstas estão capacitações voltadas para sustentabilidade, uso de dados e inovação, direcionadas a gestores públicos, empresários e operadores de turismo, com foco no desenvolvimento sustentável e competitivo do setor. Katia Miki, pontuou a respeito do trabalho da Embratur com a Novas Rotas, destacando o grande potencial das cidades da região para o mercado turístico.
-É muito importante saber que a Embratur está olhando com carinho para nossa região. Aqui, todos os municípios têm grandes potencialidades de se tornar um polo turístico e atrair visitantes de todas as partes do mundo - disse Kátia.