O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, esteve em Volta Redonda nesta segunda-feira, dia 14, para visitar equipamentos públicos e estreitar a parceria entre o Governo do Estado e o município. Acompanhado do presidente da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), Alexandre Valle, e de sua equipe de assessores, o secretário Anderson Moraes esteve primeiro no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, onde se reuniu também com a equipe da prefeitura e com o deputado estadual Munir Neto, que articulou a visita.
Após uma breve reunião, a comitiva formada também pelos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, e de Educação, Osvaldir Denadai, além do vereador Rodrigo Furtado, seguiu para o prédio do futuro Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda, no bairro Laranjal. O equipamento, que está quase pronto e fica localizado ao lado do Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., recebeu investimento do Governo do Estado.
Durante a visita ao prédio, o secretário e sua equipe puderam conferir uma projeção experimental do planetário e conheceram de perto todos os andares do museu. A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo fez uma apresentação de cada espaço, citando como será o funcionamento.
O Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda, com investimento de quase R$ 16 milhões em parceria com o Governo de Estado, terá equipamentos ligados à ciência, sendo alguns interativos, auditório, exposições permanentes, temporárias, além de passeio virtual pelo Zoológico Municipal (Zoo-VR), com uso de óculos especiais.
A área externa terá o Planetário com projeção no esquema full dome, com a exibição alcançando 360 graus de amplitude, recebendo 62 pessoas por vez, com acessibilidade. Além do Planetário, também na parte externa do museu, serão instalados equipamentos e materiais informativos ligados à astronomia, e ainda um anfiteatro para a realização de eventos e ações.
Centro de Educação Infantil
Após a visita ao museu, a comitiva de autoridades se dirigiu para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dauro Aragão, no bairro Tangerinal, onde o secretário estadual Anderson Moraes ficou encantado com o trabalho desenvolvido na unidade da rede pública municipal. Os destaques foram a sala Espaço Maker, onde são oferecidos às crianças fundamentos baseados na neurociência e neuroeducação, com o objetivo de estimula-las a novas metodologias, além do Centro de Pesquisa em Educação Infantil EUREKA.
Ao final das visitas, as equipes voltaram a se reunir com o prefeito Neto no gabinete, durante encontro que contou ainda com a presença do subsecretário de Articulação Institucional da Secretaria de Estado do Gabinete do Governador, Rodrigo Drable.