Por: Ana Luiza Rossi

Bispo Dom Luiz, de Barra do Piraí, lamenta morte de Papa Francisco

Papa Francisco tem 86 anos | Foto: Reprodução

O Bispo Diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda manifestou aos fiéis da região sobre a partida do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21) no Vaticano, em Roma. O anúncio foi feito pelo Cardeal Carmelengo Farrel, na Casa Santa Marta.

- Comunico com pesar, mas certo da esperança que nos torna peregrinos rumo ao céu, que nosso querido Santo Padre foi chamado pelo Pai. Ao combater o bom combate e guardar a fé, foi acolhido nos braços misericordiosos de nosso Deus. Que ele goze das alegrias do Seu Senhor, a quem ele tanto amou e serviu - disse o Bispo.

Outras autoridades da região também se manifestaram e até registraram seus encontros com o líder religioso. O Secretário de Estado de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca, que é de Piraí, fez uma homenagem em suas redes sociais.

- Um homem que só plantou o bem enquanto esteve entre nós! Deixa um legado enorme para o mundo e para Igreja Católica. Sua simplicidade e tolerância servem de exemplo para todos - escreveu.

Macaque in the trees
Esposa de Gustavo Tutuca, Andrezza Borges, cumprimenta Papa Francisco | Foto: Reprodução/Redes sociais

O prefeito da cidade, Luiz Fernando Pezão, assim como Tutuca, também publicou uma foto cumprimentando Francisco ao lado de sua esposa e primeira dama, Maria Lúcia Cautiero. A foto é de 2013, quando assumia o cargo de vice-governador do Rio de Janeiro. Na publicação, descreveu que o Papa não se limitou às paredes do Vaticano.

- Percorreu o mundo com palavras de esperança, defendendo o cuidado com a Casa Comum e lembrando, a cada gesto, que ninguém deve ser deixado para trás. A fé, o afeto e a sensibilidade de Francisco tocaram a todos, independentemente de religião - afirmou.

Macaque in the trees
Em 2013, Pezão cumprimenta Papa Francisco ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (esquerda) e sua esposa Maria Lucia Cautiero (direita) | Foto: Reprodução/Redes sociais

Os companheiros de Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e deputados estaduais Munir Neto e Jari Oliveira também prestaram suas homenagens ao primeiro papa latino, nascido na Argentina.

- O Papa Francisco ousou lavar pés de refugiados e prisioneiros, atuou sem preconceitos e se permitiu admitir dúvidas e ter a humildade de dizer publicamente : “Quem sou eu para julgar?” - disse Munir. Já Jari, escreveu: "Nesses 12 anos de pontificado, Francisco liderou a Igreja com exemplos de amor ao próximo, solidariedade e uma cultura de paz. Obrigado por tudo, Santo Padre".

O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, também prestou uma singela homenagem: "Com muita tristeza, hoje nos despedimos do Papa Francisco. Que Deus nos abençoe a todos e guie a Santa Igreja pelo bom caminho".

Sobre Papa Francisco

Macaque in the trees
Papa Francisco pede liberdade religiosa | Foto: Reprodução

Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres. Ele assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano.

Ao longo de seu papado, Francisco lançou diversos apelos à comunidade internacional por cessar-fogo em conflitos na Europa e no Oriente Médio – incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, os ataques do Hamas à Faixa de Gaza.

*Com informações da Agência Brasil