Por Lanna Silveira
Barra do Piraí será a cidade sede da Reunião do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Café de 2025. O evento, que é promovido anualmente em diferentes cidades da região Sul Fluminense, acontecerá no dia 29 de maio, na Fazenda Ponte Alta, às 13h30. A reunião possibilita o encontro de produtores locais de café, cachaça e queijo artesanal, abrindo espaço para debates sobre meios de impulsionar resultados e colaborar com o desenvolvimento produtivo da cidade nesses segmentos.
O evento receberá a participação das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e turismo, Sebrae, Emater e Pesagro, contando ainda com a colaboração do Turismo Rural da TurisRio e Setur RJ.
Neste ano, os temas principais a serem explorados pela reunião são a criação da primeira Associação dos Cafeicultores do Vale do Café (Ascav), além do surgimento da Associação dos queijeiros (Aqv); a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para implantação do laboratório de café na região Vale do Café; a necessidade de Identificação Geográfica (IG) para os produtores de café; e a oferta de linha de crédito para os produtores por meio do Agrofundo.
Algumas das presenças políticas já confirmadas para a edição de 2025 são a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernanda curdi; o presidente da Pesagro, Paulo Renato; o vice-presidente da TurisRio, Marco Paes; e a prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki. Outros secretários e prefeitos da região, além de produtores, estão sendo convidados para comparecer no evento.
Trajetória
A Reunião do APL foi criada em 2020, com o objetivo de apoiar os produtores de café, cachaça e queijo artesanal, além de incentivar o surgimento de novos produtores.
Para Wanderson Farias, assessor especial da Setur-RJ e coordenador das ações do Turismo na região, o evento é importante para o Vale do Café por promover o desenvolvimento local em duas frentes: a atividade turística e a produção em agricultura.
"A região do Vale do Café tem um potencial enorme para o turismo. E através dessa nova APL estreitaremos ainda mais os laços desse setor com a agricultura e nossos produtores de café, cachaça e queijo artesanal. Certamente o desenrolar desse encontro promoverá mais visibilidade, economia e atratividade para a região", completa Tadeu Oliveira, secretário de Turismo de Barra do Piraí.
Programação
? 13h30 - Café de Boas-Vindas e credenciamento
? 14h00- Abertura Institucional
? 14h30 - Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para implantação do laboratório de café na região Vale do Café - Paulo Renato - Pesagro
? 14h40 - Apresentação APL - Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico - Fernanda Curdi
? 15h10 - Indicação Geográfica do Café e Mapeamento Cafés Especiais - Aline Barreto Sebrae e Ana Claudia Peixoto - Consultora
? 15h30 - Turismo Rural da Setur-RJ - Marcos Paes - TurisRio
? 15h45 - Soluções para o setor de cachaça - Joyce Patrocinio - Sebrae
? 16h - Agrofundo - Financiamento para os produtores de Café Cachaça e Queijo