Por:

Fiéis homenageiam Papa Francisco em Santa Missa

Celebração foi presidida pelo Bispo Dom Luiz Henrique | Foto: Nathália Barreto/Diocese BP-VR

Centenas de fiéis participaram, na noite desta terça-feira, 22 de abril, da Santa Missa em sufrágio da alma do Papa Francisco, na Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda.

Uma foto do Papa Francisco foi colocada perto do altar, o que permitiu aos fiéis prestar homenagens e fazer orações em favor de seu descanso. O momento também foi de reflexão sobre sua caminhada, seu legado e as histórias marcantes de seu pontificado.

A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, e contou com a concelebração do Bispo Emérito, Dom Francisco Biasin, e com a presença dos presbíteros, diáconos, religiosas, religiosos e seminaristas.

Antes da celebração, os fiéis se reuniram para recitar o Santo Terço. Durante a Santa Missa, agradeceram ao Senhor pelos 12 anos de ministério do Papa Francisco à frente da Igreja e rezaram por seu descanso eterno.

Dom Luiz Henrique, em sua fala, destacou a missão do Papa Francisco na construção de diálogos com diversos setores da sociedade. "Queremos expressar toda a nossa gratidão pelo pontificado e por tantos ensinamentos importantes para a vivência do Evangelho. Rezemos pelo descanso deste grande Papa dos tempos modernos. Que seus ensinamentos e sua mensagem possam tocar profundamente os nossos corações e nos ajudar em nossa caminhada, especialmente neste tempo especial da Páscoa. O Papa procurou, ao longo de toda a sua vida, transmitir essa mensagem para o bem de toda a humanidade, não apenas para os católicos, mas para todos nós, a mensagem de acolhimento, de misericórdia, de cuidado com os mais desfavorecidos e com a casa comum, ou seja, a mensagem do Evangelho", destacou o Bispo.

Dulcinéia Siqueira, fiel da Paróquia de Santo Antônio de Barra Mansa, relembrou um dos legados do Papa Francisco: a missão. "Penso que ele nos ensinou como devemos ser missionários, a Igreja em saída. Ele também nos mostrou sua entrega aos mais pobres, as pessoas que sofrem o maior exemplo de Jesus, e ele nos transmitiu isso com a própria vida. Cabe a nós colocar em prática esse legado, fazendo-o acontecer", disse Dulcinéia.

"É um momento triste, mas penso que devemos ter muita fé e rezar bastante, pois é o futuro da nossa Igreja. Rezemos a Deus pelo seu descanso", falou Letícia Melo, da Paróquia Co-Catedral.

Papa Francisco

O Papa Francisco morreu na madrugada da última segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos, em Roma.

A Santa Missa exequial acontecerá no próximo sábado, 26 de abril, às 05 da manhã, no horário de Brasília. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Em seguida, o caixão do Papa será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.