Por meio da Diretoria de Parques e Jardins, a prefeitura de Valença lamentou informar o furto das duas históricas torneiras de bronze, que ornavam o chafariz localizado na Praça XV de Novembro (Jardim de Baixo), no Centro. Os objetos, de propriedade municipal, foram furtados em duas ocasiões: no domingo (20) por volta das 18h e na madrugada desta quarta-feira (23).
O diretor de Parques e Jardins, Octavio Lucas Furtado Stivanin Correa, compareceu à 91ª Delegacia de Polícia de Valença nesta quarta-feira, dia 23 de abril, para formalizar a ocorrência e colaborar com as investigações. O caso foi registrado sob o número 091-00927/2025 e está sendo acompanhado pela Polícia Civil. Segundo informações da Diretoria de Parques e Jardins, as peças furtadas se tratam de duas torneiras de bronze, que foram instaladas no local a cerca de 175 anos e foram produzidas pela extinta Fundição Alegria e Cia, cujo valor ainda não foi avaliado, mas que possui imenso valor histórico para o município.

De acordo com informações repassadas pelo professor de história e Secretário de Cultura e Turismo de Valença, Antônio Carlos, este chafariz foi construído em 1850 e, por muitos anos, foi a única fonte de água potável no centro da cidade. As pessoas se reuniam na praça para pegar água e lavarem suas roupas. As torneiras são de bronze, porque era o material utilizado no século XIX. Em 2023, o chafariz passou por uma reforma e voltou a funcionar depois de quase 20 anos inativo.
Em nota, a prefeitura reforçou seu compromisso com a transparência e o combate a crimes contra o patrimônio público, destacando que medidas estão sendo avaliadas para reforçar a segurança em áreas de maior vulnerabilidade. Infelizmente, o local não conta com câmeras de monitoramento, o que dificulta a identificação dos responsáveis.
Denúncias
A prefeitura convoca a população a colaborar com informações que possam auxiliar na elucidação do caso. Qualquer suspeita pode ser repassada anonimamente ao Disque Denúncia (2453-7048) ou diretamente à 91ª DP de Valença, pelo telefone (24) 2452-3769. Denúncias também podem ser apresentadas à Polícia Militar pelo número 190 ou a Guarda Civil Municipal pelo número 153.