A 30ª edição da Temporada do Pinhão será promovida em Visconde de Mauá de 3 de maio a 1º de junho, com a inclusão de um Concurso Gastronômico entre os dias 16 e 18 de maio. A inscrição para participar do júri popular do concurso pode ser feita por meio de um link disponibilizado nas redes sociais do evento (@mauagastronomico, no Instagram). Todos os eventos acontecerão no Clube de Visconde de Mauá.
Do dia 7 de maio até o dia 1° de junho, começam as exibições do 'Salão do Pinhão'; uma coletiva de artes criadas com inspiração na araucária local e no pinhão. Além disso, no dia 17 de maio, será promovido o 'Sabores da Montanha' - evento de exposição, degustação venda de produtos locais à base de pinhão.
A Temporada do Pinhão acontece durante todo o mês de maio com a participação de restaurantes locais, que adaptam seus cardápios priorizando o uso do pinhão como ingrediente. Durante a temporada do Concurso Gastronômico, a programação será mais complexa, com aulas-shows gratuitas ministradas por chefs de cozinha convidados. O concurso, que é a atração principal do evento, contará com a participação de nove restaurantes da região, e os chefes locais desenvolverão deliciosos pratos à base de pinhão que serão julgados pelo público presente. Serão premiados os primeiros colocados nas categorias Entrada, Prato Principal e Sobremesa.
Os chefs com presença confirmada no evento são: Rafa Gomes, do restaurante Itacoa Paris-Rio, no Rio de Janeiro; Tereza Paim, do restaurante Casa de Tereza, em Salvador; Dalton Rangel, do restaurante Miró, em São Paulo; Jimmy Ogro, da hamburgueria Burgertopia, no Rio de Janeiro; Anouk Migotto, do restaurante Donna Pinha em Santo Antonio do Pinhal; Ana Bueno, do restaurante Banana da Terra, em Paraty; Ana Roberia, do restaurante Bella Bistro, em Salvador; Morena Leite, do restaurante Capim Santo, em Trancoso e São Paulo; Isaias Neries, do Rio de Janeiro; e Wanderson Medeiros, em Maceió.
O evento ainda promoverá uma visita ao Bosque das Araucárias, em que os chefs e demais pessoas convidadas poderão plantar mudas. Cada chef terá uma placa com seu nome para identificação das árvores. Este bosque será, futuramente, uma floresta especial no Parque Estadual da Pedra Selada, em uma área dedicada à araucária.