Médio Paraíba intensifica vacinação contra Influenza

Vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde

Por

Divulgação
Em Resende e Volta Redonda, a campanha visa o público-alvo prioritário

Os municípios da região do Médio Paraíba estão investindo em campanhas de vacinação contra o vírus influenza. A vacinação contra a gripe é oferecida anualmente pelo Ministério da Saúde, pois o vírus Influenza sofre mutações. Com isso, as vacinas são atualizadas para proteger contra as novas cepas. A dose de 2025 engloba as cepas: H1N1, H3N2 e B, e pode ser aplicada com outros imunizantes, caso a pessoa necessite atualizar sua caderneta de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Resende iniciou a campanha de vacinação contra a influenza nesta quarta-feira (2), visando o público-alvo de idosos com idade a partir de 60 anos, crianças a partir de 6 meses e menos de 6 anos, gestantes, puérperas, entre outros.

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde (PSF), no Centro Municipal de Imunização e na Policlínica do Manejo, de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Clínica da Família, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no Resende Shopping, todos os sábados, das 12h às 18h.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Ricardo Graciosa, a campanha é fundamental para combater os impactos da Influenza, que são uma preocupação a nível nacional. "Nossa campanha segue as determinações do Ministério da Saúde e chega para combater uma doença através da prevenção contra complicações, que podem gerar internações e até óbitos. Com uma população vacinada, evitamos a sobrecarga no sistema de saúde da cidade e protegemos nossos munícipes dos sintomas. Esperamos uma boa adesão do público-alvo, que é pensado levando em consideração as pessoas mais vulneráveis", disse o secretário.

Em Volta Redonda, a campanha de vacinação contra a Influenza também está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante a manhã desta quarta-feira, dia 2, as salas de imunização registraram uma grande movimentação dos grupos prioritários, principalmente de idosos. A meta municipal é imunizar 90% do público prioritário. A estratégia de vacinação vai continuar em todas as unidades básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF).

- A secretaria de Saúde recomenda que quem faz parte do grupo prioritário que procure a unidade mais próxima da sua casa para se vacinar o quanto antes. É fundamental que as pessoas se imunizem para contermos o vírus da Influenza. A vacina garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença - explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Milene de Souza.

Prioridade e procedimento

Além dos públicos mencionados, fazem parte da cobertura os trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas e trabalhadores dos Correios.

A vacinação exige que os pacientes apresentem Cartão do SUS, CPF, identidade e caderneta de vacinação.