O multi-instrumentista britânico Yussef Dayes, um dos expoentes do novo cenário jazz internacional, acaba de lançar o aguardado "Black Classical Music", o primeiro álbum solo de uma carreira acompanhada com interesse pela crítica.
Antecipado pelos singles "Black Classical Music", "Rust" (com Tom Misch, colaborador frequente de Dayes), "Tioga Pass", "Marching Band" (com Masego, que se apresentou no The Town), "The Light" (com participação de Bahia Dayes, filha do artista) e o mais recente, "Pon Di Plaza" (com o cantor jamaicano indicado ao Grammy Chronixx), o projeto conta com 19 faixas, definidas por ele como uma jornada de cura e espiritualidade, além de uma homenagem à tradição da música negra, desde Miles Davis a Nina Simone.
"Este álbum é a personificação da minha vida até agora. Compartilhando vibrações e sons do Reino Unido, enraizados no gumbo-pot do Caribe, na cultura sul-americana e nos rituais africanos. 'Black Classical Music' é uma exploração da minha própria jornada pessoal e estilo musical", descreve o músico.
A bateria poderosa de Dayes e o baixo de Rocco Palladino são a base do álbum, que também conta com Charlie Stacey (teclas/sintetizadores), Venna (saxofone), Alexander Bourt (percussão) e diversas participações especiais, incluindo Jamilah Barry, Elijah Fox, Shabaka Hutchings, Miles James, Sheila Maurice Grey, Nathaniel Cross, Theon Cross e a Chineke! Orchestra - primeira orquestra profissional da Europa composta majoritariamente por músicos negros.
"O que é jazz? De onde surgiu a palavra? Nascido em Nova Orleans, enraizado na cultura sul-americana e nos rituais africanos. Continuando uma linhagem de Miles Davis, Rahssan Roland Kirk, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong - música que está sempre evoluindo e sem limites em seu potencial. O sentimento, as composições, a espontaneidade, o amor pela família, a disciplina e a dedicação em manter o alto nível estabelecido pelo panteão dos músicos clássicos negros. Um som majestoso para esse corpo musical", reflete Dayes.
Com sua música afrocentrada, o artista é visto como inovador no universo musical, o que já rendeu um convite para fazer a trilha de um show especial da Louis Vuitton durante a Paris Fashion Week 2019. Yussef Dayes chama cada vez mais a atenção do público e da crítica com seu trabalho, que atrai uma lista crescente de colaboradores entre os maiores talentos da atualidade, desde o álbum "What Kinda Music" (2020), que estreou no Top 5 das paradas britânicas, e o surpreendente EP "Live at Joshua Tree" (2022).