Esse texto precisa ser aberto com versos que não são meus, mas de Caetano Veloso e lindamente cantados pelo Boca Livre no início dos anos 1980: "Alguém cantando longe daqui / Alguém cantando longe, longe / Alguém cantando muito / Alguém cantando bem / Alguém cantando é bom de se ouvir / Alguém cantando alguma canção / A voz de alguém nessa imensidão / A voz de alguém que canta / A voz de um certo alguém / Que canta como que pra ninguém / A voz de alguém quando vem do coração / De quem mantém toda a pureza / Da natureza / Onde não há pecado nem perdão".
O mês de janeiro de 2021 foi seguramente um dos meses mais tristes da história da MPB com o anúncio do fim do Boca Livre, um de nossos mais invetivos quartetos vocais. Divergências políticas num período conturbado da vida brasileira foram decisivos para que Zé Renato, Lourenço Baêta e, depois, David Tygel decidiram deixar o grupo. A legião de fãs ficou atônita enquanto os três integrantes e mais Maurício Maestro tocavam suas carreiras solo.
Quis o destino que "Pasieros", um álbum gravado com o panamenho Rubén Blades em 2011, lançado em 2022 e premiado com o Grammy Awards na categoria Melhor Álbum de Pop Latino fosse o sinal verde para uma lenta reaproximação dos quatro músicos. Pois agora chegou no vento a boa nova: o Boca Livre está de volta!
A separação, felizmente, mostrou-se apenas uma pequena interrupção na trajetória de 45 anos do grupo. A velha amizade e principalmente a harmonia - musical em geral e vocal em particular - prevaleceram. A reunião foi selada com a gravação de um single, a ser lançado em 27 de outubro, e o primeiro show está marcado para 5 de novembro em Montevideo.
"O retorno do Boca Livre, além de ser um desejo de retomar um trabalho de fundamental importância para as nossas vidas, é também a oportunidade de ampliar um público que, acreditamos, ter potencial para se somar aos que vêm nos acompanhando ao longo desses 45 anos", destaca Zé Renato.
David Tygel, Zé Renato e Lourenço Baêta estavam em Los Angeles para a cerimônia do Grammy. A simples indicação ao prêmio já era motivo de celebração mas, com a estatueta em mãos, os três ligaram para Maurício Maestro para dar a surpreendente notícia.