O ativista do rock está de volta

Roger Waters apresenta show da aguardada turnê This is Not a Drill neste sábado no Engenhão

Por Affonso Nunes

Roger Waters reforça tudo que vem dizendo há tempos e volta a mostrar em seus shows que não tem receio de se posicionar

Há cinco anos a passagem da turnê Us Them pelo Brasil foi recheda de polêmicas. O clima de polarização das eleições presidenciais de 2018 fazia de cada um show uma enorme briga de torcidas em torno das duas principais candidaturas a ponto do ex-integrante do Pink Floyd declarar que não pretendia voltar a se apresentar no país. A ameaça não se concretizou e o cantor e compositor conhecido por seu engajamento político e ativismo em prol de causas humanitárias está de volta para apresentações em seis capitais brasileiras.

Depois de abrir o giro na última terça-feira em Brasília, o rock star desembarca no Rio neste sábado (28), às 21h, no Estádio Nilton Santos, com um show da turnê This Is Not a Drill, que talvez marque a despedida de Waters dos palcos.

Originalmente programada para 2020, a turnê foi adiada por dois anos em função da pandemia e teve início em julho de 2022 em Pittsburgh (EUA) e seus últimos shows ficaram para a América Latina.

This Is Not a Drill traz cerca de 20 clássicos de Roger Waters e também do período em que esteve no Pink Floyd como "Us & Them", "Comfortably Numb", "Wish You Were Here", e "Is This The Life We Really Want?". Waters também apresenta uma nova composição, "The Bar".

"Costumo dizer que This Is Not A Drill é uma nova e inovadora extravagância cinematográfica/rock and roll, é uma acusação impressionante da distopia corporativa na qual todos nós lutamos para sobreviver e um apelo à ação para amar, proteger e compartilhar nosso precioso e precário lar planetário. O show inclui uma dúzia de ótimas canções da Era de Ouro do Pink Floyd ao lado de várias novas. Letras e músicas do mesmo compositor, o mesmo coração, a mesma alma, o mesmo homem. Pode ser minha primeira turnê de despedida", afirma Waters.

A julgar pelo que se viu em Brasília, Roger Waters não abdica do ativismo. Desde a abertura, ele manda um recado muito claro aos fãs que se recusam a abraçar questões políticas, algo intrinsicamente ligado a este artista que perdeu o pai durante a II Guerra Mundial. No palco, falando para milhões de fãs mundo afora, ele reforça tudo que vem dizendo há tempos e volta a mostrar que não tem receio de se posicionar. No show de Brasília, foram diversas menções à questão palestina, à guerra entre Ucrânia e Rússia e até a episódios de violência no Brasil

Waters é um músico que usa de sua visibilidade para pregar a paz e combater o autoritarismo e não pode dele esperar que mude essa concepção.

SERVIÇO

ROGER WATERS THIS IS NOT A DRILL

Estádio Nilton Santos (Rua José dos Reis, 425 - Engenho de Dentro)

28/10, às 21h. Abertura dos portões às 17h

Ingressos entre R$ 260 e R$ 1.495