Hemínio Bello de Carvalho, o passageiro dos relâmpagos que carrega um catavento

Sob a coordenação do Sesc SP, livro e CD celebram sete décadas de atividades culturais do poeta, compositor e produtor

Por Affonso Nunes

Hermínio: 'Durmo pouco, leio muito e produzo muito também'

Testemunha ocular e também protagonista de grandiosos momentos da música brasileira, Hermínio Bello de Carvalho está completando 70 anos de ininterrupta atuação. Nada mais justo para celebrar a efeméride do que o projeto comemorativo concebido pelo Sesc São Paulo. Coordenado pelo produtor paulista Helton Altman, o tributo ao poeta, compositor e agitador cultural, reúne o livro "Passageiro de Relâmpago" e o CD "Cataventos".

A organização do livro foi entregue à cantora e compositora Joyce Moreno, parceira do poeta há longos anos. "Recebi do amigo Hermínio a honrosa incumbência de organizar os textos com que ele marca inacreditáveis 70 anos de atividade. São textos inéditos, guardados por ele, de máxima importância para trazer um novo olhar sobre a história cultural do Brasil. Um olhar de quem viu e viveu tudo", resume ela.

HBC, como é carinhosamente chamado, foi parceiro de Cartola, Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola, Pixinguinha. Fez letras para choros de Jacob do Bandolim e foi cantado por Chico Buarque, Elizeth Cardoso, Elza Soares, Gal Costa, Ney Matogrosso. Com direção de Helton Altman e produção musical e arranjos de Lucas Porto, "Cataventos" conta com sambas, sambas-canção e uma valsa em 15 faixas.

Um elenco de intérpretes aborda o repertório autoral do homenageado: Maria Bethânia, Alaíde Costa, Vital Lima, Paulinho da Viola, Áurea Martins, Joyce Moreno, Zé Renato, Vidal Assis - com destaque para alguns parceiros da vida artística de Hermínio: Alfredo Del Penho, Ayrton Montarroyos, Gabi Buarque, Giulia Drummond, Marcos Sacramento, Pedrinho Miranda e Pedro Paulo Malta. O CD tem a participação especial da atriz Fernanda Montenegro, que abre o fecha o disco declamando os poemas "Labirinto" e "Enunciação".