Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Gala de Natal com o aclamado Thiago Soares

Nascido em São Gonçalo, Thiago Soares ocupou o posto de primeiro bailarino no Royal Ballet durante 16 anos | Foto: Lina Nunes/Divulgação

Thiago Soares reinou como primeiro bailarino no Royal Ballet, a mais importante companhia de ballet do Reino Unido, durante 16 anos. Nascido em São Gonçalo e criado no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro aos nove anos, começou a frequentar a Escola de Circo, onde encontrou na acrobacia e atuação as primeiras experiências de sua arte.

Vivendo um momento de proeminência, ainda no circo, Thiago foi encorajado a buscar uma escola de dança para aperfeiçoar seus movimentos no breakdance e hip-hop.

Aos 17 anos passou a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal. Nesse mesmo ano, conquistou a Medalha de Prata no Concurso Internacional de Dança de Paris. A partir daí sua carreira foi um foguete rumos aos céus da dança.

Em 2001, ganhou o ouro no Concurso Internacional do Ballet Bolshoi, na Rússia, e conquistou a medalha de ouro, disputada entre mais de 270 candidatos. Convidado a estagiar no Balé Kirov, tornando-se o segundo estrangeiro a integrar a companhia. No ano seguinte, foi convidado a integrar o corpo de baile do Royal Ballet de Londres, onde se gtornou primeiro solista.

Coreografado pelo bailarino Thiago Soares, o espetáculo "Duets in Concert" conta com a participação de Natalia Pelayo, primeira-bailarina do Teatro Colón, de Buenos Aires; Marcela Marialva, porta-estandarte do Boi Caprichoso; Luciano Magalhães, pianista; e Geilson Santos, tenor lírico.

Thiago propõe homenagem às artes como elemento de comunicação entre povos de diferentes etnias que formaram o DNA das diversidades culturais presentes no mundo hoje, do homem nativo ao mundo contemporâneo.

A montagem promove um verdadeiro dueto entre a música e a dança. A dança não ocorre sem a música, ela é uma reação aos sons que a música suscita, um diálogo aberto algumas vezes como provocação, outras como conclusão, em várias nuances que retratam as relações humanas. A magia desta apresentação clássica e moderna está na disputa entre o casal de bailarinos e o pianista. Um respiro de muita paixão para as celebrações de fim de ano.

O programa musical conta com as obras "In a Landscape", de John Cage; "Tango", de Igor Stravinsky; "Coração que Sente" e "Fon-Fon", de Ernesto Nazareth; e "Mazurka in Glissando", de Ernesto Lecuona, entre outras.

SERVIÇO

DUETS IN CONCERT

Teatro Multiplan - VillageMall (Av. das Américas, nº 3.900, piso SS1, Barra da Tijuca)

23/12, às 20h

Ingressos entre R$ 90 e R$ 300:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.