Uma das marcas de ser carioca é o humor. A piada rápida, a gargalhada, a zoação fazem parte de nossa identidade. Os maiores comediantes do Brasil aqui viveram e construíram suas carreiras. Dercy Gonçalves, Chico Anisio, Renato Aragão, Tom Cavalcanti, Grande Otelo. Além disso, gêneros aqui foram criados: Teatro de Revista, Besteirol, Chanchadas.
Entre esta sexta-feira (12) e 4 de fevereiro, a Festa da Comédia Carioca chega para animar os fins de semana na cidade. O ponto de encontro entre grandes nomes do humor acontece no Teatro Prio, no Jockey da Gávea.
Com a curadoria de Caio Bucker. A festa reúne seis artistas e grupos que se destacam por espetáculos de comédia, shows de humor (stand-up comedy) e suas manifestações em outras mídias, como a televisão e a internet.
Na estreia nesta sexta-feira, às 20h, "A Iluminada", de Heloisa Périssé, atriz homenageada da edição deste ano. Com direção de Mauro Farias, o monólogo faz uma alusão aos Ted Talks de superação, com a personagem Tia Doro, uma palestrante motivacional.
Na sequência, tem João Pimenta no "Pimentaverso" (13 de janeiro, às 20h e 14 de janeiro, às 19h). No stand up, o comediano baiano reúne suas referências, vivências de um negro periférico e suas histórias mais mirabolantes com muito humor e uma pitada de caos.
Vencedora do Prêmio Bibi Ferreira 2023 na categoria Melhor Dramaturgia Original e indicada aos Prêmios Shell, Bibi Ferreira, APCA e CENYM como Melhor Atriz, Grace Gianoukas leva "Nasci Pra Ser Dercy" ao palco dp Prio nos dias 19 e 20 de janeiro, às 20h, e no dia 21 de janeiro, às 19h. Com voz off de Miguel Falabella, o monólogo presta homenagem à Dercy Gonçalves, artista que rompeu padrões e inaugurou uma representação genuinamente brasileira em nossos palcos.
Com a intenção de pintar e bordar com o seu público através de uma completa interatividade entre todos, "Eri Pinta Johnson Borda" (26 e 27 de janeiro, às 20h e 28 de janeiro, às 19h) é uma comédia escrita e interpretada pelo ator Eri Johnson e dirigida por Roberto Talma. Uma mistura de histórias reais e fictícias, o monólogo aborda temas como educação, relacionamentos amorosos, amizade e família e revisita alguns de seus personagens.
Já o humorista e roteirista mineiro Esse Menino que fez milhões de pessoas rirem na internet com a "Pifizer", segue o seu trabalho com a comédia há cinco anos e traz um show de stand up hilário. A turnê "Esse Menino Ao Vivo" (3 de fevereiro, às 20h, e 4 de fevereiro, às 19h) abordará os mais variados temas: de política a sexo, do cotidiano à cultura pop, do que temos em comum ao que temos de mais singular.
A Festa da Comédia Carioca ainda conta com o premiado espetáculo "As Metades da Laranja - Um Musical com as canções de Fábio Jr", todas as quintas-feiras, às 20h (18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro). Escrito e dirigido por Tauã Delmiro, o espetáculo conta a história de amor do casal Dom e Linda e a dramaturgia é embalada por canções como "Alma Gêmea", "Pai" e "Só você". A peça reflete sobre amores tóxicos e é permeada por revelações que conduzem o espectador a um final surpreendente.
SERVIÇO
FESTA DA COMÉDIA CARIOCA
Teatro Prio (Av. Bartolomeu Mitre, 1110 - B, Jockey Club Brasileiro, Leblon)
De 12/1 a 4/2
Ingressos na palataforma Sympla