Por:

Aberta a temporada do riso

Rafael Portugal: 'Desde criança, sou profissional da arte' | Foto: Divulgação

Palco de grandes atrações da música, o Quaslistage abre seu palco a partir deste fim de semana para o 1º Festival Humor Contra-Ataca. Serão oito noites com apresentações solo em formato stand-up com alguns dos maiores nomes do gênero, contando casos hilariantes.

Os artistas convocados para a primeira edição do evento contabilizam milhões em suas redes sociais. São nomes como nomes como Rafael Portugal, Flavia Reis, Leandro Hassum, Nany People, Os Melhores do Mundo, Igor Guimarães, Fábio Rabin, Sérgio Mallandro, Yuri Marçal, Paulinho Gogó, Léo Castro, Aarhon Pinheiro, Gui Albuquerque e Rômulo Belotti.

Com curadoria de Renata Castro Barbosa, o festival estima um público superior a 3 mil pessoas por noite. "É uma declaração de amor ao humor no verão carioca", diz Renata, atriz e humorista que garante a diversidade de gênero e a união de gerações do festival. "O humor feminino é diferente, porque somos mais profundas e complexas. Estamos fincando pé num território ainda dominado pelos homens", acredita a curadora, que já vislumbra uma nova edição do evento no próximo ano.

Continua na página seguinte

 

Oito noites de riso solto

Leandro Hassum | Foto: Divulgação

O Festival Humor Contra-Ataca começa nesta sexta-feira com Flávia Reis e seu "Neurótica Pocket Show", Yuri Marçal (ganhador do Kikito de melhor ator por seu trabalho em "Mussum, o Filmis") e o onipresente Igor Guimarães.

No sábado sobem ao palco os comediantes do grupo Os Melhores do Mundo, de Brasília, e seu consagrado (e hilário) espetpaculo "Hermanoteu na Terra de Godah", com abertura de Aarhon Pinheiro. No domingo, é a vez de Fábio Rabin, conhecido e consagrado desde os tempos da MTV, que terá abertura de Gui Albuquerque.

O segundo fim de semana começa com o astro Rafael Portugal, um dos principais nomes do humor brasileiro na atualidade, no dia 19 de janeiro. Dia 20, será a vez de Leandro Hassum que, mesmo fazendo sucesso no cinema, não abre mão do contato direto com o público.

No terceiro fim de semana do festival, no dia 26, é a vez de Nany People, uma pioneira do humor na TV brasileira, atualmente atração do "Caldeirão do Mion" e no "Vai que Cola". No dia 27, aparece Paulinho Gogó, cria do rádio, locutor, dublador, ex-integrante dos elencos de humorísticos como a "Escolinha do Professor Raimundo" e "A Praça é Nossa". A abertura fica por conta de Rômulo Bellotti.

Entrando pelo mês de fevereiro, dia 3 é dia de "ié-ié" e "glu-glu", com Sérgio Mallandro pilotando a noite, que terá abertura de Léo Castro. Na estação do ano que é a cara do Rio de Janeiro, um festival de humor para ficar de vez no calendário da cidade.

Para rir sem parar

Heloísa Perissé está no monólogo 'A Iluminada' em que vive uma palestrante motivacional com muito humor | Foto: Divulgação

 

Uma das marcas de ser carioca é o humor. A piada rápida, a gargalhada, a zoação fazem parte de nossa identidade. Os maiores comediantes do Brasil aqui viveram e construíram suas carreiras. Dercy Gonçalves, Chico Anisio, Renato Aragão, Tom Cavalcanti, Grande Otelo. Além disso, gêneros aqui foram criados: Teatro de Revista, Besteirol, Chanchadas.

Entre esta sexta-feira (12) e 4 de fevereiro, a Festa da Comédia Carioca chega para animar os fins de semana na cidade. O ponto de encontro entre grandes nomes do humor acontece no Teatro Prio, no Jockey da Gávea.

Com a curadoria de Caio Bucker. A festa reúne seis artistas e grupos que se destacam por espetáculos de comédia, shows de humor (stand-up comedy) e suas manifestações em outras mídias, como a televisão e a internet.

Na estreia nesta sexta-feira, às 20h, "A Iluminada", de Heloisa Périssé, atriz homenageada da edição deste ano. Com direção de Mauro Farias, o monólogo faz uma alusão aos Ted Talks de superação, com a personagem Tia Doro, uma palestrante motivacional.

Na sequência, tem João Pimenta no "Pimentaverso" (13 de janeiro, às 20h e 14 de janeiro, às 19h). No stand up, o comediano baiano reúne suas referências, vivências de um negro periférico e suas histórias mais mirabolantes com muito humor e uma pitada de caos.

Vencedora do Prêmio Bibi Ferreira 2023 na categoria Melhor Dramaturgia Original e indicada aos Prêmios Shell, Bibi Ferreira, APCA e CENYM como Melhor Atriz, Grace Gianoukas leva "Nasci Pra Ser Dercy" ao palco dp Prio nos dias 19 e 20 de janeiro, às 20h, e no dia 21 de janeiro, às 19h. Com voz off de Miguel Falabella, o monólogo presta homenagem à Dercy Gonçalves, artista que rompeu padrões e inaugurou uma representação genuinamente brasileira em nossos palcos.

Com a intenção de pintar e bordar com o seu público através de uma completa interatividade entre todos, "Eri Pinta Johnson Borda" (26 e 27 de janeiro, às 20h e 28 de janeiro, às 19h) é uma comédia escrita e interpretada pelo ator Eri Johnson e dirigida por Roberto Talma. Uma mistura de histórias reais e fictícias, o monólogo aborda temas como educação, relacionamentos amorosos, amizade e família e revisita alguns de seus personagens.

Já o humorista e roteirista mineiro Esse Menino que fez milhões de pessoas rirem na internet com a "Pifizer", segue o seu trabalho com a comédia há cinco anos e traz um show de stand up hilário. A turnê "Esse Menino Ao Vivo" (3 de fevereiro, às 20h, e 4 de fevereiro, às 19h) abordará os mais variados temas: de política a sexo, do cotidiano à cultura pop, do que temos em comum ao que temos de mais singular.

A Festa da Comédia Carioca ainda conta com o premiado espetáculo "As Metades da Laranja - Um Musical com as canções de Fábio Jr", todas as quintas-feiras, às 20h (18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro). Escrito e dirigido por Tauã Delmiro, o espetáculo conta a história de amor do casal Dom e Linda e a dramaturgia é embalada por canções como "Alma Gêmea", "Pai" e "Só você". A peça reflete sobre amores tóxicos e é permeada por revelações que conduzem o espectador a um final surpreendente.

SERVIÇO

FESTA DA COMÉDIA CARIOCA

Teatro Prio (Av. Bartolomeu Mitre, 1110 - B, Jockey Club Brasileiro, Leblon)

De 12/1 a 4/2

Ingressos na palataforma Sympla

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.