Por: Laura Lewer (Folhapress)

Dias de folia na Bahia

Olodum, uma das atrações mais tradicionais na cidade | Foto: Divulgação

Talvez seja de Salvador o mais extenso calendário carnavalesco do Brasil. Do início do ano até a data oficial da folia - que na cidade já começa na quinta-feira, dois dias antes do que costuma ser feito em parte do país - a capital tem a agenda abarrotada de festas de rua e de celebrações culturais e religiosas.

O calor do verão e a iminência da maior festa de rua brasileira dão um empurrãozinho no turismo e na vontade de circular pelas ruas soteropolitanas, mas a cidade também monta, anualmente, uma programação forte.

O resultado aparece nos números - 800 mil turistas, 36 mil deles estrangeiros, mais de R$ 2 bilhões movimentados com o setor e uma taxa de ocupação de 97% nos hotéis da cidade, segundo dados da prefeitura.

São atrações majoritariamente gratuitas e que se espalham diariamente por várias regiões da cidade. Exemplos são o Fuzuê e o Furdunço, que colocam na avenida grupos culturais e trios a praticamente uma semana do início oficial do Carnaval, e a Melhor Segunda-Feira do Mundo e o Pipoco, liderados por Xanddy e Léo Santana.

Também é um bom momento para conhecer as raízes fincadas na religiosidade que tem Salvador: nos dois primeiros dias de fevereiro acontecem as tradicionais Lavagem de Itapuã e Festa de Iemanjá.

O finalzinho do janeiro também guarda uma nova edição do Festival de Verão Salvador, que mistura, em seu lineup, exemplares importantes da música baiana, como Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Ilê Aiyê, a artistas de outras regiões do país, como Lulu Santos, Liniker, Matuê e Luísa Sonza.

Veja, a seguir, uma lista de 10 eventos que antecipam o Carnaval em Salvador e valem a atenção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.