O Rio é a cidade mais musical do Brasil, quiça do mundo, e em seu aniversário de 459 anos será celebrado com um gênero genuinamente carioca e que encantou (e encanta) todo o planeta. Em "Isto É Bossa Nova", Roberto Menescal e suas convidadas festejam nesta quinta-feira (29) na Cidade das Artes o Rio e os 65 da Bossa Nova. Um dos pais do gênero, Menescal recebe Cris Delanno e Liah Soares.
"Bossa Nova e Rio de Janeiro são impossíveis de separar", garante Menescal. "Grande parte das músicas desse show vai abordar a cidade". O músico tem parceria de quase 30 anos com Cris Delanno: gravaram discos, DVDs, viajaram juntos pelo Brasil e exterior. "É uma cantora que amo. Tenho confiança total em qualquer das suas interpretações", afirma Menesca, um acervo vivo de boas histórias da música brasileira.
Já Liah Soares é uma descoberta recente de Menescal, que, generoso, sempre abriu caminhos para novos artistas. "Conheci a Liah ano passado, produzi seu álbum em homenagem a Roberto Carlos. Ela é uma das melhores cantoras para trabalhar em estúdio de gravação." Menescal revela que a dupla ainda não se apresentou ao vivo. "E essa será a primeira de muitas outras vezes", promete o veterano músico.
"É uma honra e imensa alegria estar num show onde celebramos o aniversário da cidade que escolhi pra viver e que me acolheu há mais de 17 anos," diz a paraense Liah. "Celebrar a Bossa Nova, estilo musical que se mistura com a história da música brasileira e ainda estar ao lado de um dos seus pais, meu amigo e mestre que recentemente produziu meu álbum. O Rio é a cidade que me resgatou para aquilo que sempre foi a minha vida, cantar. Descobri a poesia que mora aqui e estou muito feliz de fazer parte dessa grande festa", completa a cantora.
"Cantar com o Menescal é sempre maravilhoso! É certeza de que a música vai ser linda e com muito alto astral!", emploga-se Cris Delanno.
E no dia seguinte ao show, o dia do aniversário da Cidade Maravilhosa, Menescal participará de
um bate-papo aberto ao público e gratuito, na Sala de Leitura da Cidade das Artes.
O mestre vai falar sobre como o movimento começou no final da década de 1950, a importância da cidade como inspiração das composições, e revelar algumas histórias ainda não conhecidas pelo público. "Quero contar como compus os meus clássicos e até hoje componho novas músicas inspiradas na Cidade Maravilhosa, e falar um pouco sobre o sucesso da Bossa no exterior e a imagem do Rio que as composições levam para todos os cantos do mundo", avisa Menescal.
SERVIÇO
ISTO É BOSSA NOVA - ROBERTO MENESCAL E CONVIDADAS
Teatro de Câmara da Cidade das Artes (Av. das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca) | 29/2, às 20h
Ingressos a partir de R$ 10 (meia)
BATE-PAPO COM ROBERTO MENESCAL
Sala de Leitura da Cidade das Artes (Av. das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca) | 1/3, às 15h
Evento gratuito. Recomenda-se chegar uma hora antes do horário marcado