Por:

Para semear a criatividade

Beth Carvalho e sua relação com o samba pode ser visto no documentário 'Andanças' | Foto: Divulgação

Ao longo deste mês o Parque de Ideias, projeto idealizado pelo documentarista Marcio Debellian, recebe mais uma série de atividades culturais e educativas gratuitas e abertas ao público na Biblioteca Parque Estadual. Entre as novidades da agenda de abril, está o show da cantora Roberta Sá. Em memória aos cinco anos da partida de Beth Carvalho, também haverá a exibição do documentário "Andança: Os Encontros e Memórias de Beth Carvalho" (2022), de Pedro Bronz.

Considerada uma das grandes intérpretes brasileiras da atualidade, Roberta sobe ao palco do Parque de Ideias nesta quarta (17). A cantora lançou em 2023 "Sambasá - Ao Vivo", álbum indicado ao Grammy, e viajou em turnê pela Europa, com apresentações em Portugal, Espanha, Bélgica, França e Suíça. Com mais de 18 anos de carreira, Roberta une em seu repertório uma mistura de ritmos que a destaca na MPB. Entre composições de músicas e interpretações, a cantora já fez colaborações com artistas como Gilberto Gil, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Péricles e Zeca Pagodinho.

Já o filme "Andança: Os Encontros e Memórias de Beth Carvalho" (2022), de Pedro Bronz, será exibido no dia 29. Conhecida como a "Madrinha do Samba", Beth morreu em 2019 e foi uma das maiores sambistas do país, além de ter revelado grandes nomes do gênero. A artista documentou os encontros que teve ao longo de 53 anos de carreira e as imagens de seu vasto acervo pessoal estão presentes no documentário. Após a exibição, o diretor participará de bate-papo com o público. A exibição e a conversa serão o ponto de partida da oficina Forma e Conteúdo no Cinema Documentário, em que Bronz vai mostrar os caminhos para se contar uma história no cinema documental.

A programação também contará com a presença da poeta, ensaísta e dramaturga Leda Maria Martins. No dia 24, a autora participa de Aula Magn. Conhecida desde 2005 como a rainha de Nossa Senhora das Mercês, em Belo Horizonte, Leda vai abordar temas presentes em seu livro "Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela" (2021). As relações do corpo com o tempo, performance, memória e produção de saberes serão tópicos da aula. A autora é considerada uma das principais referências do pensamento negro brasileiro.

A produção de conteúdo no mundo digital também será pauta de oficina em abril. Quem ministra a palestra é o jornalista e apresentador de TV recifense Caio Braz. No dia 25 de abril, em Criar, Produzir, Vender: Criação de Conteúdo Digital, o produtor de conteúdo apresenta inspirações, fontes de informação e formas de estruturar narrativas e gerenciar crises no ambiente virtual.

A programação segue com diversas oficinas gratuitas para o público: Roteiro, Pro_gra_mix: Formação em técnico de som e a oficina Desenho Sem Medo.

SERVIÇO

OFICINAS PARQUE DE IDEIAS

Biblioteca Parque Estadual (Av. Pres. Vargas, 1261, Centro)

Até 3/5 | Programação: www.parquedeideias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.