Por:

Um bandolinista moderno que conversa com a tradição

'Mestres do Bandolim', álbum de Vitor Casagrande, presenta um repertório diversificado, com 13 temas que exploram os mais diversos ritmos do choro | Foto: Divulgação

Obandolinista Vitor Casagrande, renomado músico da cena instrumental paulista, lança nesta segunda-feira (13) seu primeiro álbum solo. E ele faz desse lançamento não só um marco para sua trajetória, mas uma homenagem aos mestres que vieram antes dele.

O projeto, intitulado "Mestres do Bandolim", é uma iniciativa que visa não apenas celebrar a genialidade desses grandes músicos em vida, mas também contribuir para o registro e divulgação de suas obras inéditas. O álbum terá seus primeiros shows ainda este mês em São Paulo (21) e em Piracicaba (5/6).

Com obras de Izaías Bueno de Almeida, Déo Rian, Ronaldo do Bandolim e Pedro Amorim, o álbum apresenta um repertório diversificado, com 13 músicas que exploram os mais diversos ritmos do choro, como polca, samba, valsa, schottisch e maxixe, além do próprio choro.

Cada mestre contribui com três obras, totalizando doze músicas, e para encerrar, Vitor traz um choro de sua autoria, "Gratidão", como agradecimento pelo legado deixado por esses artistas.

Além do lançamento do álbum - que contará com uma série de videoclipes - e dos shows, o artista vai passar o seu conhecimento em oficinas para o público de todas as idades nas cidades que se apresentará, abordando instrumentos como violão, cavaco, pandeiro e, claro, o bandolim. Para os interessados, o bandolinista ainda disponibilizará material de estudo com partituras e playbacks.

Natural de Piracicaba, Vitor possui formação em cavaquinho pela Escola de Música de Piracicaba e em bandolim pelo Conservatório de Tatuí, além de licenciatura em Educação Musical pela UFSCar e mestrado pela UFRJ. Fundador do conjunto Água de Vintém, ele gravou quatro álbuns e participou de inúmeros eventos e festivais de choro no Brasil e no exterior.

Como professor de bandolim na Escola de Choro de São Paulo, ministrou workshops em diversos países e lançou materiais didáticos, incluindo um ebook sobre técnicas de palhetada. Formando novas gerações ao mesmo tempo que celebra a história, o álbum "Mestres do Bandolim" quer garantir que o legado de grandes criadores continue vivo.