Um bandolinista moderno que conversa com a tradição

Em seu primeiro álbum, Vitor Casagrande celebra os grandes mestres do instrumento e revela temas inéditos

Por

'Mestres do Bandolim', álbum de Vitor Casagrande, presenta um repertório diversificado, com 13 temas que exploram os mais diversos ritmos do choro

Obandolinista Vitor Casagrande, renomado músico da cena instrumental paulista, lança nesta segunda-feira (13) seu primeiro álbum solo. E ele faz desse lançamento não só um marco para sua trajetória, mas uma homenagem aos mestres que vieram antes dele.

O projeto, intitulado "Mestres do Bandolim", é uma iniciativa que visa não apenas celebrar a genialidade desses grandes músicos em vida, mas também contribuir para o registro e divulgação de suas obras inéditas. O álbum terá seus primeiros shows ainda este mês em São Paulo (21) e em Piracicaba (5/6).

Com obras de Izaías Bueno de Almeida, Déo Rian, Ronaldo do Bandolim e Pedro Amorim, o álbum apresenta um repertório diversificado, com 13 músicas que exploram os mais diversos ritmos do choro, como polca, samba, valsa, schottisch e maxixe, além do próprio choro.

Cada mestre contribui com três obras, totalizando doze músicas, e para encerrar, Vitor traz um choro de sua autoria, "Gratidão", como agradecimento pelo legado deixado por esses artistas.

Além do lançamento do álbum - que contará com uma série de videoclipes - e dos shows, o artista vai passar o seu conhecimento em oficinas para o público de todas as idades nas cidades que se apresentará, abordando instrumentos como violão, cavaco, pandeiro e, claro, o bandolim. Para os interessados, o bandolinista ainda disponibilizará material de estudo com partituras e playbacks.

Natural de Piracicaba, Vitor possui formação em cavaquinho pela Escola de Música de Piracicaba e em bandolim pelo Conservatório de Tatuí, além de licenciatura em Educação Musical pela UFSCar e mestrado pela UFRJ. Fundador do conjunto Água de Vintém, ele gravou quatro álbuns e participou de inúmeros eventos e festivais de choro no Brasil e no exterior.

Como professor de bandolim na Escola de Choro de São Paulo, ministrou workshops em diversos países e lançou materiais didáticos, incluindo um ebook sobre técnicas de palhetada. Formando novas gerações ao mesmo tempo que celebra a história, o álbum "Mestres do Bandolim" quer garantir que o legado de grandes criadores continue vivo.