Por: Affonso Nunes

O Municipal abre suas portas

O Theatro Municipal é um dos marcos arquitetônicos da reforma urbana do prefeito Pereira Passos no então Distrito Federal | Foto: Carlos Monteiro

O mais belo e imponente equipamento cultural do Brasil está completando 115 anos neste domingo (14). Para celebrar a data, o Theatro Municipal abre suas portas, a partir das 10h, para um dia inteiro de atividades Gratuitas para oferecer à população o que ele tem de melhor: cultura! O destaque fica para a pré-estreia de "Il Trittico", de Giacomo Puccini, uma obra que engloba três óperas de um ato, criados em 1918. São elas: "Il Tabarro", "Suor Angelica" e "Gianni Schicchi". Há quase 30 anos as três óperas não eram enecenadas no Municipal.

A casa foi inaugurada em 14 de julho de 1909 na gestão do prefeito Souza Aguiar, mas a obra teve início na administração anterior, de Pereira Passos. Sua construção estava inserida no conjunto arquitetônico das obras de reurbanização do Rio e da abertura do boulevard da Avenida Central (atual Rio Branco). Desde então assumiu sua vocação de principal palco brasileiro, recebendo importantes artistas, orquestras e companhias de ballet.

"A tradicional maratona de apresentações artísticas durante o dia do aniversário do Municipal vem com força total, com convidados importantes e os artistas da casa. Desde a abertura, feita pela Banda dos Fuzileiros Navais, até a pré-estreia da nova produção de 'Il Trittico' teremos de hora em hora um programa muito especial. Neste ano, o dia 14 cai num domingo, portanto, esperamos que o Theatro fique lotado ao longo de todo o dia", torce Eric Herrero, diretor artístico da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Um dia especial

Il Trittico, de Puccini | Foto: Filipe Aguiar/Divulgação

Apesar de toda a programação do aniversário de 115 anos do Theatro Muncipal ser gratuita é preciso retirar as senhas presencialmente, com uma hora de antecedência, no dia da festa. Os ingressos são limitados à lotação. Confira abaixo

SERVIÇO

THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO (Praça Floriano s/nº - Cinelândia)

10h - Banda dos Fuzileiros Navais- Frente do Theatro Municipal

11h - Visita Guiada no prédio histórico (vagas para até 40 pessoas)

12h - Assyrio - EEDMO e BTM - 150 pessoas

Apresentações dos alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e ainda os cinco primeiros bailarinos: Claudia Mota, Cícero Gomes, Márcia Jaqueline, Juliana Valadão e Filipe Moreira e os solistas Carol Fernandes, Edifranc Alves e José Ailton, que vão apresentar Suíte Brasileira, coreografia Neo Clássica que mistura ritmos populares como a bossa nova, o baião, o forró e samba.

13h30 - Assyrio - EEDMO - 150 pessoas

Apresentações dos alunos da Escola de Dança Maria Olenewa.

14h - Camerata Jazz Brasil - Foyer

A Camerata Jazz Brasil, fundada em 2019 pelo contrabaixista Tony Botelho, instrumentista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tem um repertório autoral, com uma linguagem contemporânea, misturando música de concerto, jazz e ritmos brasileiros. A Camerata Jazz Brasil conta com um efetivo de 23 músicos, todos componentes da Orquestra do TMRJ. Na apresentação do dia 14 de julho, às 14h, no Foyer, o grupo contará com a participação especial da Regente Priscila Bomfim. Lotação: 50 pessoas.

15h - JOSEM - Orquestra Sinfônica Jovem de Bordeaux, França - Escadaria Externa

A JOSEM - Orquestra Sinfônica Jovem de Bordeaux é composta por cerca de 70 jovens músicos, com idades entre 12 e 25 anos, que tocam instrumentos de cordas, sopros, metais, percussão e piano. Oferece um repertório sinfônico variado e original, oscilando entre as músicas clássica, tradicional, cinematográfica, contemporânea, o hip-hop e o rock.

5h30 - Exposição

Mostra fotográfica sobre a Itália nos teatros da América Latina do Instituto Italiano de Cultura, que ficará disponibilizada nos meses de julho e agosto nas paredes do Balcão Superior e da Galeria do Theatro.

16h - Palestra sobre IL Ttittico - Assyrio - 100 pessoas

Os 100 anos de falecimento de falecimento de Giacamo Puccine e sua obra são tema de palestra ministrada por Eric Herrero, diretor artístico da Fundação Teatro Municipal

17h - Pré- estreia de Il Trittico - Grande Sala

Os ingressos do dia 14 já estão esgotados