O Municipal abre suas portas

O mais importante teatro do Brasil completa 115 anos com um dia inteiro de programação gratuita

Por Affonso Nunes

O Theatro Municipal é um dos marcos arquitetônicos da reforma urbana do prefeito Pereira Passos no então Distrito Federal

O mais belo e imponente equipamento cultural do Brasil está completando 115 anos neste domingo (14). Para celebrar a data, o Theatro Municipal abre suas portas, a partir das 10h, para um dia inteiro de atividades Gratuitas para oferecer à população o que ele tem de melhor: cultura! O destaque fica para a pré-estreia de "Il Trittico", de Giacomo Puccini, uma obra que engloba três óperas de um ato, criados em 1918. São elas: "Il Tabarro", "Suor Angelica" e "Gianni Schicchi". Há quase 30 anos as três óperas não eram enecenadas no Municipal.

A casa foi inaugurada em 14 de julho de 1909 na gestão do prefeito Souza Aguiar, mas a obra teve início na administração anterior, de Pereira Passos. Sua construção estava inserida no conjunto arquitetônico das obras de reurbanização do Rio e da abertura do boulevard da Avenida Central (atual Rio Branco). Desde então assumiu sua vocação de principal palco brasileiro, recebendo importantes artistas, orquestras e companhias de ballet.

"A tradicional maratona de apresentações artísticas durante o dia do aniversário do Municipal vem com força total, com convidados importantes e os artistas da casa. Desde a abertura, feita pela Banda dos Fuzileiros Navais, até a pré-estreia da nova produção de 'Il Trittico' teremos de hora em hora um programa muito especial. Neste ano, o dia 14 cai num domingo, portanto, esperamos que o Theatro fique lotado ao longo de todo o dia", torce Eric Herrero, diretor artístico da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.