Santa de portas abertas para a arte
O histórico bairro de Santa Teresa transforma-se numa imensa galeria de arte a céu aberto
Um dos festivais mais charmosos e tradicionais da cidade, o Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, terá sua 32ª edição nos dois primeiros finais de semana de setembro: dias 7 e 8, 14 e 15, com o tema "Cores do Bonde". O artista plástico Valter de Gaudio, idealizador do evento que costuma reunir cerca de 30 mil visitantes, destacou a importância do bondinho para o bairro e para a cidade e porquê da escolha pelo histórico meio de transporte local.
"A arte sempre foi um instrumento de reflexão. E neste acho chamamos o público a refletir sobre a importância do bondinho para a cidade, para o turismo e para os moradores e comércio da região. O bonde não é apenas de Santa Teresa, mas do Rio de Janeiro. E na abertura do festival teremos um grande cortejo, do Curvelo ao Largo dos Guimarães com artistas do bairro, grupos de dança e de circo, e quem mais quiser chegar", diz Gaudio.
Serão quatro dias de exposição coletiva em diversos pontos a partir da sede do evento, o Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas), berço da arte e importante centro cultural de Santa Teresa. Assim como nas edições anteriores, o circuito de exposições abertas também acontecerá no Museu da Chácara do Céu, nos ateliês dos artistas participantes, que terão suas portas abertas à visitação, nas galerias de arte Modernistas, Estúdio Dezenove, Galeria Preta - escola de Arte, Galeria Zé Andrade, Galeria Ciro Fernandes, Espaço de Artes Casa Amarela, Museu Casa de Benjamin Constant e nas praças e ruas de grande movimentação do bairro, como Largo das Neves, Largo do Guimarães e Largo do Curvelo, onde haverá intervenções artísticas ao longo dos quatro dias dias de evento.
"Uma vasta programação cultural também ocorrerá paralelamente às exposições. Um dos compromissos do Arte de Portas Abertas" é dar voz e potencializar artistas e projetos inclusivos e de relevância cultural, social e ambiental voltados para as comunidades do bairro e entorno. Assim, além do incentivo à cultura, incluiremos projetos de cunho social e ambiental", explica Gaudio.
Não sabe o que fazer neste fim de semana? Só vem!
SERVIÇO
ARTES DE PORTAS ABERTAS
7, 8, 14 E 15/9
Mais informações em https://encr.pw/091J4