Uma banda com (muita) história no festival

Detonautas fazem sua quarta participação no Rock in Rio antes de seguir em miniturnê europeia

Por Affonso Nunes

Já veteranos do Rock in Rio, os Detonautas farão sua quarta participação no festival no line-up do próximo sábado (21), dedicada a artistas nacionais. Essa relação começou com um show histórico na edição de 2011

As lembranças do Rock in Rio 2011 ainda estão bem vivas na lembrança de Tico Santa Cruz e seus colegas de Detonautas. Era a estreia da banda carioca no festival. Agora, eles estão de volta e se apresentam neste sábado (21), na noite dedicada a artistas nacionais. Formada por Tico (vocais), Fábio Brasil (bateria), Renato Rocha (guitarra e vocais), Phil Machado (guitarra e vocais) e André Macca (baixo), a banda é calejada de tocar para grandes plateias. Rodam o Brasil desde 2002 ininterruptamente, participando de grandes festivais e algumas turnês internacionais. É hoje uma das bandas mais ouvidas nas plataformas de streaming, estando entre as 10 mais do segmento rock brasileiro.

Para a apresentação do Rock in Rio, o grupo fará o show da turnê "Elétrico", que sucede a elogiada "Acústico" (2023), e apresenta seus grandes sucessos como "Outro Lugar", "Você Me Faz Tão Bem", "Olhos Certos", "Quando o Sol Se For", "Retorno de Saturno", entre outras. Depois da participação no Rock in Rio especial de 40 anos, o grupo segue para uma mini turnê europeia com show em Portugal - Porto (11/10) e Lisboa (12/10) - e na Irlanda - Dublin (14/10).

Em 2011, o Detonautas dividiu o Palco Mundo com artistas internacionais de peso como Guns'n'Roses e System Of A Down. A participação resultou num álbum ao vivo e um convite para integrar o line-up do Rock in Rio em outras edições 2013 e 2019, como destaca Tico Santa Cruz: "Era a primeira vez que uma banda independente subia ao Palco Mundo. Existia uma pressão gigantesca em cima do Detonautas por que até o Rock in Rio ainda existia aquela cultura de vaia e das pessoas jogarem coisas nos artistas. Mas a gente entrou no palco e foi um show incrível. Saímos de lá aclamados e considerados, inclusive, com um dos melhores shows do festival. Foi uma experiência muito marcante e depois dali ainda participaríamos do festival em 2013 e 2019 e agora estamos indo para nossa quarta edição. É uma honra pra gente participar da edição de 40 anos do Rock in Rio e deixar registrada a nossa trajetória vitoriosa dentro do festival".

No ano passado, a banda celebrou 20 anos de estrada com uma megaparticipação na primeira edição do The Town, em São Paulo, que contou com a participação especial de Vitor Kley. A integração no palco foi tão grande que o grupo e o artista decidiram gravar uma música juntos, dando origem à nova versão de "Só Nós 2", que encerra o projeto "20 Anos Acústico", que ainda teve participações de Badauí (CPM22), Lucas Silveira (Fresno) e Di Ferrero (NX Zero).

Em plena pandemia, entre maio de 2020 e junho de 2021, a banda lançou seu sétimo disco de estúdio chamado "Álbum Laranja", um trabalho de forte crítica social que contou com as participações de Gabriel, O Pensador e Gigante no Mic.

Em 2022, chegou "Esperança", um álbum menos polêmico que o anterior composto por oito faixas e com a participação de Frejat na faixa "Medo" feita a partir de um poema de Bráulio Bessa.