Por:

De Brasília a Oslo

Por Mayariane Castro

A Transições Companhia de Dança e Artes, criada e residida em Planaltina, se tornou a primeira companhia de dança do Distrito Federal a fazer parte do Coda, festival internacional de dança contemporânea em Oslo, capital da Noruega. O grupo foi um dos selecionados do edital Programa Conexão Cultura DF, ofertado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

A companhia, que hoje é referência no cenário cultural do DF, foi contemplada com o recurso advindo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para o seu primeiro intercâmbio cultural internacional. O diretor e idealizador da companhia explica que o grupo já realizou outros trabalhos do gênero com apoio do fomento. A Transições já viajou duas vezes para a cidade do Recife, capital de Pernambuco, berço das inspirações e trabalhos da companhia.

"É olhar pra trás com muita emoção e muito zelo pelo caminho que trilhamos, pela jornada que tivemos até chegarmos onde estamos hoje. A vontade era de poder levar o grupo inteiro junto nessa experiência única e especial que tivemos" relatou o diretor Lehandro Lira.

"Hoje contamos com um elenco de mais de 20 pessoas e fomos apenas quatro nesta primeira vez. É surreal, é sem palavras conseguir descrever essa oportunidade, essa viagem que a gente conquistou com muito trabalho e luta. Isso é só uma das provas de que a arte e a dança abrem portas incríveis e únicas para nós que somos artistas".