Por:

CORREIO CULTURAL: 'Ainda Estou Aqui' a um passo da indicação para o Oscar

'Ainda Estou Aqui' passou pelo 1º crivo da Academia | Foto: Divulgação

"Ainda Estou Aqui", filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, foi confirmado como elegível para a categoria de melhor filme internacional no Oscar de 2025.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela organização do prestigiado prêmio da indústria audiovisual, divulgou a lista com as produções que poderão estar na seleção final de algumas categoriais.

De acordo com a revista americana Variety, ao todo, constam da relação 31 longas de animação, 169 documentários e 85 longas-metragens internacionais, entre os quais se destaca "Ainda Estou Aqui".

 

Mulher guerreira

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o lomga acompanha a saga de Eunice Paiva (Fernanda Torres), mulher que se tornou advogada e lutou pelo reconhecimento de óbito de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar.

Desempenho

Nas salas de cinema nacionais, o longa já arrecadou mais de R$ 23,5 milhões em bilheteria. A produção tem lançamento nas cidades de Nova York e Los Angeles, nos Estados Unidos, para janeiro de 2025, e terá as suas sessões ampliadas em fevereiro.

Lembranças

Na esteira do filme de Walter Salles, José de Abreu relembrou nas redes sociais de sua prisão na ditadura. O ator, hoje com 78 anos, militava na política estudatil e foi preso em outubro de 1968 tendo ficado dois meses no Presídio de Carandiru (SP).

Lembranças II

No documento postado pelo ator, consta que ele foi preso em Ibiúna (SP) aos 22 anos e que era estudante de direito na PUC-SP. "Preso por participar do 30º congresso da UNE [União Nacional dos Estudantes] em 1968", escreveu Abreu.