Por:

CORREIO CULTURAL: Documentário destaca o Afoxé Filhos de Gandhi-RJ

Cena de 'Exú Mensageiro', um dos episódios do projeto | Foto: Rodrigo Moraes/Divulgação

Após o sucesso do documentário "Okutá Ió" em 2022, o cineasta Rodrigo Moraes volta a destacar a riqueza da cultura afro-brasileira em seu novo projeto, "Mitologia dos Orixás". Em parceria com o Afoxé Filhos de Gandhi-RJ, o grupo de afoxé mais antigo da cidade, Moraes constrói uma experiência cultural imersiva que une cinema, arte, música e culinária.

Fundado em 1951 por estivadores, o Filhos de Gandhi-RJ inspira-se nos ideais pacifistas de Mahatma Gandhi (1869-1948) e é profundamente ligado às tradições dos povos de terreiro, o grupo é um símbolo de resistência e preservação da ancestralidade afro-brasileira.

 

Valores espirituais e culturais

Embora não seja uma manifestação religiosa, o Afoxé Filhos de Gandhi carrega em sua essência os valores espirituais e culturais que representam a luta por igualdade, dignidade e reconhecimento da herança africana no Brasil. Sua música, dança e simbolismo são uma ponte entre o passado e o presente, celebrando a cultura afro-brasileira com força e beleza.

Árvores natalinas

Ainda dá tempo de curtir a decoração natalina do Natal Sesc 2024. Até 05 de janeiro de 2025, o Sesc leva a magia do Natal a mais de 30 cidades fluminenses, com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) e das prefeituras locais. Municípios de várias regiões receberam gigantescas árvores de Natal.

Árvores natalinas II

Com altura variando entre 9 e 30 metros de altura, as árvores natalians são iluminadas por microlâmpadas e mangueiras de LED, micro-estrobos, projetores de LED horizontal e canhões de LED, tudo sincronizado com um sistema de luz computadorizado desenvolvido na Alemanha para controlar espetáculos de grande porte.