Por:

CORREIO CULTURAL: Daniela Mercury rebate Cláudia Leitte: 'Arte não é religião'

Cantora é investigada por alterar letra de canção | Foto: Divulgação

O episódio envolvendo Claudia Leitte a troca do nome da orixá Iemanjá para Yeshua, nome de Jesus em algumas religiões cristãs, na música "Caranguejo", continua repercutindo. Desta vez, foi Daniela Mercury quem se posicionou. A cantora deixou claro que é contra linchamentos públicos e contra validar qualquer discussão no tribunal da internet. No entanto, ela foi enfática ao afirmar: "Arte não é religião, arte é arte. Quando a gente vai cantar, estamos cantando a cultura da nossa cidade."

"Sou amiga de Claudia, acho que cada um tem que responder por si e explicar por que sente a necessidade de fazer isso", disse ao PS Notícias, de Salvador.

 

Polêmica

Claudia Leitte foi acusada de cometer intolerância religiosa em uma representação recebida pelo Ministério Público da Bahia. A representação classifica a mudança na letra da música como uma "conduta difamatória, degradante e discriminatória".

Polêmica II

A denúncia foi apresentada pelo advogado Hédio Silva Jr., coordenador do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras, e por Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do terreiro Ilê Axé Abassa de Ogum. O MP agendou audiência para o dia 27.

Polêmica III

Caso o MP considere pertinente, a presença dos compositores de "Caranguejo" também poderá ser solicitada. A canção é de Alan Moraes, Durval Luz e Luciano Pinto. Procurada, a assessoria de imprensa de Claudia Leitte não comentou o caso.

Polêmica IV

"Mandei os documentos para o advogado. Fizemos a 'Caranguejo' na época do Babado Novo. A ideia do refrão, inclusive, é minha. É um sucesso eterno, gravado por artistas como Ludmilla, Timbalada e Ivete", disse Durval ao portal LeoDias.