Por:

Materialização quente

A artista plástica carioca Deborah Netto apresenta no Centro Cultural Correios RJ sua exposição "De-lírios". Com curadoria de Edson Cardoso e Marcelo Duprat e produção de REnata Costa, a individual apresentando 32 pinturas que trazem elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, com uso da técnica encáustica, que convidam o espectador a viajar por um mundo de materialização das inspirações, tons e formas.

"De-lírios'' é um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e os arabescos florais presentes em suas peças. Encáustica é uma técnica de pintura que usa cera como aglutinante dos pigmentos, sendo aplicada com pincel ou uma espátula quente.

Como diferencial as pinturas trazem a inserção de sulcos na superfície e arabescos florais, os quais a artista começou a desenhar na infância, fazendo destes uma característica predominante em suas obras.

Ainda que antiga, a encaúsitica é uma técnica pouco utilizada sendo adotada por artistas tais como Jasper Johns, Mauricio Toussaint, Diego Rivera, Georges Rouault e João Queiroz.

"Os ensaios da mente da artista permitem que 'De-lírios' surjam através da suave mistura de cores que se entrelaçam e refletem de forma harmônica, a potencial capacidade de criação do inconsciente", acentua Renata Costa.

SERVIÇO

DE-LÍRIOS

Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro)

Até 30/7, de segunda

a sábado (12h às 19h)

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.