Por:

Arte, educação e natureza no cartão postal

O Coreto Modernista do Aterro será palco de várias atrações | Foto: Divulgação

Desta sexta-feira (15) até domingo o Aterro do Flamengo recebe o evento inédito "Ar Livre*Arte Livre", que une arte, educação e natureza em um só espaço. Serão três dias de programação totalmente gratuita, incluindo instalações artísticas, oficinas e apresentações sonoras e artísticas para todas as idades, resgatando os pilares do projeto original da arquiteta e urbanista Lota Macedo Soares (1910-1967), idealizadora do Parque do Flamengo, cuja ideia era ser um espaço de convivência com o meio ambiente e também de encontros entre as diferentes classes sociais e culturais.

Com instalações artísticas e participativas de artistas, como Guga Ferraz e Maria Nepomuceno, além de oficinas e apresentações artísticas, o projeto, que acontece pela primeira vez no Brasil, foi idealizado pela franco-libanesa Amanda Abi Khalil, que assina a curadoria com a brasileira Ynaiê Dawson. O evento será realizado a céu aberto, no espaço entre dois marcos arquitetônicos do Parque do Flamengo: o Teatro de Arena e o Coreto Modernista.

"Esse projeto cultural une práticas da arte contemporânea, atividades educativas e conexões entre o urbano e o meio ambiente, tomando como ponto de partida as primeiras intenções da arquiteta e urbanista que liderou a construção do parque, Lota Macedo Soares, sendo também uma forma de tributo à essa forte e determinada mulher, que tanto batalhou para nos deixar esse incrível legado", afirma Amanda Abi Khalil. "A ideia é democratizar a arte, com um evento gratuito, aberto a todos, fazendo uma ponte com o planejamento original do Aterro, de ser um lugar de encontro e convívio, aproximando o público e trazendo uma atividade de cunho cultural para este espaço, que é tipicamente um lugar de lazer", completa Ynaiê Dawson.

Resgatando a história do Parque do Flamengo, "Ar Livre*Arte Livre" também tem como inspiração os "Domingos da Criação", icônico projeto de arte experimental realizado pelo crítico e curador de arte Frederico Morais, em 1971, nos jardins do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que fica no Aterro do Flamengo.

Cinco instalações artísticas, participativas, dos artistas Claudia Casarino, Guga Ferraz, Maria Nepomuceno, traplev e Zé Tepedino estarão expostas no Aterro durante todos os dias do evento, das 16h às 20h, na sexta-feira, e das 13h às 20h no sábado e domingo.

São obras de artistas que trabalham com a questão urbana e, muitos deles, têm uma relação direta com a história do Parque do Flamengo. Este é o caso da obra inédita "Até onde o mar vinha, até onde o rio ia - onda de plástico", de Guga Ferraz, feita especialmente para o projeto, que apresenta uma grande onda inflável. "Esta obra faz um comentário sobre o espaço do Aterro já ter sido mar, que faz as pessoas serem engolidas por essa onda, que também é um espaço de encontro, um espaço lúdico", conta Ynaiê Dawson, "um espaço que era mar e que estamos transformando em plástico", ressalta Guga. Também inflável, com dois metros de diâmetro, a bola cor-de-rosa de Maria Nepomuceno traz escrita a palavra amor, e estará disponível para interação do público durante o festival. Já a obra "A paisagem que (também) estamos sendo", da artista paraguaia Claudia Casarino, que tem Bianca Bernardo como curadora-convidada, fala sobre o lugar de encontro ao apresentar camisas brancas, unidas, que formam uma tenda, que será mais um espaço de convivência para o público.

Questionando o uso dos espaços para objetivos diferentes dos quais foram designados, a obra "Juntos Venceremos", de Zé Tepedino, apresenta brinquedos de madeira para crianças, nos moldes dos existentes em praças públicas, invertidos, impossibilitando seu uso convencional, resgatando o lúdico e outras formas de brincar, além de fazer uma ponte com a realidade, pois muitos desses brinquedos, inclusive no Aterro, estão quebrados, sem possibilidade de uso. O escorrega, por exemplo, possui a escada no lugar da rampa e vice-versa.

Além das instalações artísticas, "Ar Livre*Arte Livre" também trará oficinas de arte para crianças e adultos e apresentações sonoras e artísticas.

SERVIÇO

AR LIVRE*ARTE LIVRE

Aterro do Flamengo (Coreto Modernista e Teatro de Arena)

15/9 (16h às 20h), 16 e 17/9 (13h às 20h) | vento gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.