Por:

As Geraes reinventadas

Fani Bracher reinterpreta as paisagens de Minas Gerais com telas e gravuras feitas a partir de pigmentos e bordados sobree papel | Foto: Divulgação

A Galeria Evandro Carneiro Arte abre ao público nesta quinta-feira (13) a exposição Fani Bracher, que apresenta 29 obras da artista cuja trajetória reflete uma profunda conexão com as paisagens e a história de Minas Gerais. A individual apresentará quatro caixas-colagens, inéditas ao público, 14 grandes telas datadas em diversas fases e algumas gravuras feitas a partir de pigmentos e bordados sobre papel.

Cada peça reflete a dedicação de Fani em explorar e reinterpretar as paisagens de Minas Gerais, oferecendo ao público uma visão única e poética do território mineiro. A curadoria é de Evandro Carneiro.

Fani Bracher é conhecida por reduzir a paisagem à sua estrutura mínima, utilizando céu, montanhas e árvores como elementos centrais de sua composição. Sua obra reflete a temporalidade e a história de Minas Gerais, frequentemente abordando as cicatrizes deixadas pela mineração na região. Durante a pandemia, Fani Bracher explorou novas dimensões cromáticas, inspirada pela delicadeza da chita e pela memória da casa verde de sua infância. Este período resultou em murais vibrantes e em uma série de caixas-colagens que utilizam materiais naturais como pigmentos, pedras, folhas e carvão, coletados em suas caminhadas pelos vales de Ouro Preto.

SERVIÇO

FANI BRACHER

Galeria Evandro Carneiro Arte (Rua Marquês de São Vicente, 124/108 - Shopping Gávea Trade Center)

De 13 a 29/6, de segunda a sábado (10h às 19h)

Entrada franca