Por:

Múltiplas facetas de um mundo onírico

Dono de uma linguagem própria e pinturas de colorido único caracterizadas pela combinação de cores vivas e neutras, Enéas é um dos representantes da Geração 80 | Foto: Divulgação

Depois de uma década sem expor no Rio de Janeiro, cidade onde vive, o artista plástico Enéas Valle apresenta a individual "A Curva e a "Cor, em cartaz na Real Galeria de Arte Contemporânea, em Copacabana. Para a mostra, que tem curadoria de Ivair Reinaldim, foram selecionados cerca de 20 trabalhos, quase todos inéditos, que traçam um breve panorama da trajetória do artista.

As obras, em grandes e pequenos formatos, são todas pinturas em tinta acrílica sobre tela ou papelão produzidas desde a década de 1990. "Todos os trabalhos estão relacionados, os novos e os mais antigos. Mostro a relação do espaço como vivemos hoje, das pessoas com o planeta, com o ambiente globalizado em que estamos inseridos", explica Enéas Valle, pintor, desenhista e escultor.

Dono de uma linguagem própria e pinturas de colorido único caracterizadas pela combinação de cores vivas e neutras, Enéas é um dos representantes da Geração 80, movimento que completa 40 anos em 2024. Doutor em Matemática, atribui à ciência exata a forma como se expressa na arte, utilizando o 4D, ou quarta dimensão. "Trabalho sempre com essa noção de espaço e tempo, dou ênfase às curvas, diferente da pintura tradicional em 3D".

"Vemos na exposição as diferentes faces de um profuso mundo onírico criado pelo artista, no qual prevalece a figura humana como sujeito que imagina aquilo que tem diante de si. São personas que se colocam ora em grupo, ora em dupla, muitas vezes sozinhas diante desse espaço-tempo da pintura. São figuras que excedem seus limites, expandem-se e se projetam para além de si", resume o curador Ivair Reinaldim, professor do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ.

Pintor, desenhista, escultor, teórico, Enéas Valle nasceu em Manaus, em 1951, e vive no Rio de Janeiro. Formado na Staedel Kunsthoschule de Frankfurt, Alemanha (1978-1980). Doutor em Comunicação e Cultura. Professor titular da Escola de Belas Artes da UFRJ.

SERVIÇO

A CURVA E A COR

Real Galeria de Arte Contemporânea (Av. Princesa Isabel, 500 - Copacabana - Real Residence Hotel) Até 29/8, de segunda a sexta-feira (12h às 17h) | Entrada franca