Por:

Crenças, vivências e memórias em exposição

As xilogravuras de Thiago Modesto retratam o componente rural na ocupação de espaços do Rio de Janeiro como a região de Jacarepaguá e a Baixada Fluminense | Foto: Divulgação

O artista visual Thiago Modesto abre nesta quarta-feira (17) no Centro Cultural Correios RJ a exposição 'Casa-Tempo: Assentamentos' em que traz sua mais recente produção em xilogravuras, além de trabalhos em tecido que retratam suas raízes familiares.

Designer formado em 2009, Modesto atua como gravador autodidata e artista visual desde 2014. Criado no bairro de Jacarepaguá, é de família migrante de Santo Antônio de Pádua, cidade do interior do estado, divisa com o estado de Minas Gerais. Seu trabalho aborda temas ligados à ruralidade, religião e o resgate de memórias de sua própria família.

"Vivi 31 anos da minha vida em Jacarepaguá, da qual preservo o sentimento de pertencimento e ausência. Lá que convivi poucos anos com meu avô, figura enigmática, tocador de pandeiro, devoto das folias de reis, descendente de uma mulher de etnia Puris, que sofre o apagamento de sua história e da qual preservo a ancestralidade"", conta Modesto.

Em suas obras são contadas histórias, através de personagens, símbolos e figuras que, juntos, podem levar às mais diversas interpretações, de acordo com as próprias vivências, crenças e memórias do observador.

O artista editou ao longo dos últimos anos mais de 50 gravuras, muitas delas esgotadas. Sua técnica é a xilogravura - inicialmente trabalhou em placas de MDF, hoje trabalha também pranchas de peroba e canela.

"Os pés que atravessaram a soleira deste espaço expositivo são movidos a seguir em direção ao anfitrião que se encontra no interior da moradia. Os espectadores, conduzidos por essa figura que desterra lembranças guardadas no fundo dos cômodos da casa, são levados a perceber que o ambiente desta exposição individual do artista é uma convocação à intimidade", explica o curador Messias Silva de Oliveira.

SERVIÇO

CASA-TEMPO: ASSENTAMENTOS

Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20)

De 17/7 a 31 de agosto, de terça a sábado (12h às 19h)

Entrada franca