Por:

Exercícios de liberdade

A exposição é uma jornada poética e crítica, uma oportunidade única para refletir sobre nosso lugar no universo e as múltiplas formas de conexão com o céu | Foto: Divulgação

Em cartaz no Centro Cultural Correios, a exposição "O que te faz olhar para o Céu?" convida o público a uma imersão reflexiva e sensorial, através de uma centena de obras, de 45 artistas, de diversas partes do Brasil, apresentando uma vasta exploração artística e cultural sobre os múltiplos significados e interpretações do céu na vida humana.

A exposição marca também o primeiro trabalho de Rodrigo Faro, diretor de arte e cenógrafo, como curador. Essa nova atividade surgiu como consequência da pandemia, período em que o artista passou por uma fase de burnout seguida de uma depressão profunda. Após quatro meses completamente inerte, recebeu o convite dos Correios e sentiu que era hora de voltar. "Foi bem impressionante porque, a partir do momento que comecei o processo de criação da exposição, percebi que o tema já estava lá, me rondando e me atravessando de alguma forma. A troca com os artistas foi tão intensa que acabou se tornando um processo curativo, que me fez olhar novamente para cima e para dentro de mim", conta.

Como grande apreciador e consumidor de arte, Rodrigo explica que a seleção dos artistas se deu por uma identificação pessoal cuja pesquisa aborda questões que lhe são caras e estão dentro do contexto de debate da exposição. "Eu não fui uma criança livre para fazer minhas escolhas. E depois de todo esse diálogo com os artistas, me dei conta que tudo o que gostaria de ter realizado artisticamente está se materializando agora, através do trabalho desses artistas, como uma forma de colocar para fora minhas questões e angústias", diz.

Desta forma, o que o público poderá ver não são respostas literais e/ou trabalhos figurativos sobre o céu (apesar de também estarem lá), mas diferentes manifestações artísticas, entre, pinturas, fotos, instalações, performances, vídeos e esculturas, de olhares diversos e plurais, que falam, na sua maioria, sobre o céu interior de cada um.

"'O que te faz olhar para o céu?' constrói-se através da arte encontrada dentro e fora das galerias e é um convite para que, em um campo ampliado, estendamos nossos olhares para além do que costumamos fitar, já que o desvendar de qualquer segredo celestial se deve começar, primeiro, com um olhar", comenta Rodrigo Faro.

SERVIÇO

O QUE TE FAZ OLHAR PARA O CÉU?

Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro)

Até 31/8, de terça-feira a sábado (12h às 19h)

Entrada franca