Por:

A fronteira entre a arte contemporânea e uma brincadeira

Dois momentos do vídeo que viralizou na internet com mais de 13 milhões de visualizações: o jovem com apenas um dos tênis (à esquerda) e o calçado colocado na área expositiva do museu, atraindo a atenção de diversas pessoas | Foto: Reprodução TikTok

Um visitante anônimo do Museu Guggenheim, em Nova York, resolveu retirar um dos pés de seu All Star surrado e largá-lo num canto do espaço expositivo, conquistando a atenção de outros frequentadores, que pararam para observar e fotografar o que parecem acreditar ser uma obra de arte ao estilo da "A Fonte" de Marcel Duchamp.

A pessoa responsável pela instalação e seus acompanhantes, todos trajando tênis semelhantes, gravaram o episódio e publicaram o vídeo no TikTok através do perfil smth_tok, entretendo os internautas. Alguns deles assumiram um tom mais crítico. "Arte moderna é onde até um tênis perdido se torna uma obra de arte instantânea", um usuário disse.

"Se você já esteve no Guggenheim em Nova York, você vai entender como é desorientador caminhar por aquela espiral, e isso se torna completamente razoável", respondeu outro.

Há, no entanto, quem optou por um caminho mais leve. "Não é uma exposição de verdade até o Just Stop Oil espirrar laranja", escreveu um internauta, em referência aos atos ativistas que têm atacado obras de arte com produtos alimentícios. A reportagem procurou o rapaz que publicou o vídeo viral, que não respondeu até o momento.

Entre os mais de 7 mil comentários, algumas pessoas ainda pedem pela continuação do vídeo: "Tinha que ter a continuação dele indo pegar o tênis e a reação das pessoas", sugere um internauta. No entanto, a conta do usuário só possui esse vídeo disponível. O conteúdo já obteve mais de 13 milhões de visualizações.

Brincadeiras à parte, o episódio alavanca um debate sobre a arte moderna. A arte contemporânea é notadamante uma expressão que desafia as noções e conceitos tradicionais do que se entende como artes tradicionais e, desta forma, a experiência deste grupo de jovens no Guggenheim reforça essa visão. No século XXI, qualquer objeto pode se tornar uma peça de arte se contextualizado de maneira específica, defendem os teóricos da arte contemporânea. Até porque um dos princípios elementares da arte moderna é que cada espectador pode interpretar uma obra de diferentes formas.

Fundado em 1939, o Museu Guggenheim é conhecido por abrigar exposições de vanguarda e a "instalação" de um tênis surrado em suas dependências não deixa de ser um gesto plausível.

 Assista o vídeo clicando aqui