Há quem diga, e com razão, que Santa Teresa é a Montmartre brasileira. A partir desta quinta-feira (15), o bairro histórico recebe a primeira edição do Festival de Arte Urbana (Faust). Vários espaços de suas ruas terão artes em diversas técnicas, transformando a região numa galeria a céu aberto. O projeto é conduzido por artistas que moram ou já expõem seus trabalhos em Santa como RafaMon, Kajaman, Márcio SWK, Bruno "BR" Bogossian, Carol Pacini, Andréa Imbiriba e LF Zod.
O público poderá assistir todo o processo criativo de construção da arte, que engloba, azulejaria, grafite, mosaico e colagens, e ainda interagir, trocar experiências e vivenciar o dia a dia do trabalho. Música ao vivo em diversos bares e restaurantes completam as atrações.
Santa Teresa já conta com arte em vários espaços e o festival irá potencializar essa vocação. O objetivo é que esse corredor cultural se torne uma atração turística. "Sugerimos que o público confira os trabalhos dos artistas, passeie pelas atrações culturais e aproveite a diversidade gastronômica dos bares e restaurantes do polo, curtindo um dia completo no bairro", convida Liliana Jaeger, presidente da Associação do Polo turístico e gastronômico de Santa Teresa.
Um mapa ajudará o público a localizar mais de 30 obras com informações sobre localização e autores em diferentes pontos do bairro. Ele poderá ser retirado na Estação do Bondinho na Carioca, nos bares e restaurantes, parques, museus, lojas e com promotores pelo bairro.
A artista RafaMon leva sua arte colorida e cheia de memórias com o Bondinho para a Tribas Pizza. O restaurante Simplesmente vai receber o artista Bruno Bruno "BR" Bogossian para estampar umas das suas principais paredes. O restaurante Café do Alto receberá o artista Marcio SWK que transformará uma das principais paredes do restaurante em uma obra de arte com o tema "Raízes", estampando um pouco da cultura e tradicional do restaurante nordestino.
O Cõng, restaurante asiático, será transformado em uma verdadeira galeria pelas mãos de Marcelo Jou e Duim, que integram o coletivo Santa Crew com a obra "Meu Olhar, meu lugar".
O restaurante Esquina de Santa receberá Marcio SWK que dará novas cores ao instagramável que ocupa uma das paredes externas e é um point de fotos do bairro com a frase "Bem-vindo a Santa Teresa.
O muro do Hotel MGalery será a tela da obra "Arte na Natureza" do artista Raphael Arruda, vulgo Busy. A técnica utilizada é uma mistura de spray e tinta acrílica, com verniz acrílico para finalizar. Na obra será possível identificar algumas espécies que correm perigo como o Tamanduá bandeira, Calau-gigante, tucano de bico preto e o Lobo-guará. "Já fiz diversos grafites em Santa Teresa e, para mim, é o local perfeito para o casamento entre arte urbana e natureza. As pessoas amam e dão muito valor para a arte aqui no bairro, a vibe aqui é diferente de tudo que já vivi", comenta o artista.
Já na Rua Felício dos Santos, pertinho da entrada do restaurante Térèze, é o local onde o morador de Santa Teresa André Kajaman irá presentear os visitantes com sua obra. Intitulada como "Folia de Rainhas", a parede ocupará o espaço com referências do grafismo e padronagens étnicas em um universo afro-latino.
Uma das atrações será a pintura de um painel com São Cosme e Damião feito pela artista RafaMon. Já Bruno "BR" Bogossian estará na praça pintando para o público apreciar o trabalho do artista, trocar experiência e aprender mais sobre as técnicas. Nina Benchimol, Madruga, Blopa e Camila Sent também irão criar novos murais e trazer ainda mais cor para o espaço.
No sábado, das 12h às 17h, acontecerá uma oficina de stencil ministrada pelo Marcio SWK e o Coletivo Santa Crew. As inscrições são gratuitas e feitas na hora. A oficina realizada pela Therezópolis é uma homenagem ao bairro e a cidade e o público poderá aprender a técnica estampando o Cristo Redentor, o Bondinho e os Arcos da Lapa.
SERVIÇO
FESTIVAL DE ARTE URBANA
De 15 a 18/8
Entrada franca
Programação completa: www.visitesantateresa.rio