Portas e janelas para a criação

Artista visual Mônica Toniato mostra 29 telas na individual 'Percepções da Vida'

Por

A exposição reúne telas de técnica mista produzidas por Mônia Toniato de 2015 aos dias de hoje

A artista visual Mônica Toniato inaugura nesta quinta (22), a partir das 13h, a exposição "Percepções da Vida", no Centro Cultural do TRT 1ª Região, exibindo pinturas nas quais portas e janelas são plataformas para sua fértil imaginação. O compositor Cayê Milfont, marido da artista, vai tocar composições autorais durante a abertura.

A mostra apresenta 29 obras em técnica mista e acrílica, de diversos tamanhos, produzidas entre 2015 até os dias de hoje, onde Mônica desenvolve a série "Portas e Janelas". Esta temática é recorrente na obra da artista, inspirada em suas visitas a Paraty e a Portugal, além de passagens por cidades europeias como Paris, Praga e Viena.

O processo abordando portas e janelas foi despertado com os desenhos geométricos intitulados "Qual o seu Quadrado" e na sequência de ideias que brotavam posteriormente, quando Mônica foi aprimorando o uso de tinta específica para esses trabalhos. "A visão das projetivas portas e janelas que se comunicam com o mundo remete ao que se pode ver, absorver e criar através delas. O olhar da artista não se cansa em alcançar o infinito!", afirma Mônica.

Carioca, com formação em odontologia, Mônica Toniato exerceu a profissão durante 20 anos. Depois mergulhou na arte, onde iniciou seus passos com a pintura em porcelana e cerâmica, mas logo foi incentivada a transpor suas ideias para as telas, deslanchando sua trajetória como artista plástica.

Mônica foi aluna do professor Chico Cunha na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), em 2006. Mais tarde, participou de exposições individuais e coletivas em espaços culturais do Rio e São Paulo. No exterior integrou mostras em galerias de Braga, Porto e Cascais, em Portugal.

SERVIÇO

PERCEPÇÕES DA VIDA

Centro Cultural do TRT 1ª Região (Rua da Imprensa s/nº - Centro)

De 22/8 a 25/9, de segunda a sexta (10h às 16h) | Entrada franca.