Do palco para a tela

Artista plástico Fernando Mendonça expõe trabalhos criados ao vivo nos palcos dos shows da cantora Rita Benneditto

Por

Fernando Mendonça pinta uma tela durante show Tecnomacumba, de Rita Benneditto, no Circo Voador; acima, telas criadas pelo artista plástico maranhense

A exposição "Cantos, Cores e Telas - Tecnomacumba de Rita Benneditto pelo traço de Fernando Mendonça" está em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica. Com curadoria do artista visual e músico Cabelo Cobra Coral, a mostra celebra os 20 anos do icônico projeto Tecnomacumba.

Reunindo 15 obras criadas pelo multiartista maranhense Fernando Mendonça, a exposição apresenta pinturas em tela e chapa acrílica que foram desenvolvidas ao vivo durante os shows de Rita Benneditto, capturando a energia e a essência do espetáculo. O processo de live painting é uma extensão da performance, onde Mendonça, amigo e parceiro de longa data de Rita, traduz em cores e formas as divindades e entidades evocadas pela cantora em seu repertório, que mescla pontos e rezas de religiões de matrizes africanas com clássicos da MPB.

"Tecnomacumba" é um marco na carreira de Rita Benneditto, representando uma intervenção cultural e um manifesto de brasilidade que, ao longo de duas décadas, tem encantado públicos no Brasil e em países como Portugal, Hungria, França e Senegal. Com arranjos modernos e uma roupagem eletrônica, o projeto apresenta de forma inovadora canções que louvam as entidades e símbolos da fé brasileira, consolidando-se como um fenômeno cultural que transcende o palco, chegando agora ao universo das artes plásticas.

A parceria artística entre Rita e Mendonça, que remonta aos tempos em que ambos viviam no Maranhão, ressurge com força nesta exposição, que oferece ao público a oportunidade de vivenciar a sinergia entre a música, a arte e a espiritualidade.

A exposição contará com tradução em Libras, audiodescrição e legendas, garantindo que todos os visitantes possam desfrutar dessa imersão artística de forma inclusiva.

SERVIÇO

CANTO, CORES E TELAS

Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, 68 - Centro)

Até 5/10, de segunda a domingo (10h às 18h)

Entrada franca