Por:

Com licença, sr. Russeau

Olhos, 2022 | Foto: Óskar Sjostedt/Divulgação

Nos últimos quatro anos Edmilson Nunes esteve focado numa intensa produção, com pausa e movimento, pintando e caminhando, descansando e voltando às telas. Nesse vai e vem, o artista produziu diversos trabalhos e apresenta 12 pinturas de grandes dimensões na exposição Devaneios de um Caminhante Solitário, que estreia nesta quinta-feira (17) na Real Galeria de Arte Contemporânea, em Copacabana.

O título da mostra foi inspirado no livro de Jean-Jacques Russeau com mesmo nome, escrito entre 1776 e 1778, um misto de ensaio filosófico e diário que retrata dez caminhadas meditativas do autor por bosques e campos. "Peço licença ao filósofo para apresentar um projeto de pinturas que me remete ao imaginário psicológico vivido por ele. Diante de certa angústia e caminhadas diárias, olhando e sentindo a natureza os meus trabalhos foram construídos", explica o artista.

Nas novas obras, Edmilson deixa de lado os tecidos, bordados, pregos e madeiras tão frequentes em seus trabalhos e cria a partir de recortes de revistas e outras publicações, agrupadas, sem lógica prévia. A tinta sobre o tecido e a escala das imagens, ampliadas de cinco a dez vezes, concluem as pinturas.

Entre os destaques da mostra, uma Frida Khalo colorida de 2 x 1,60 metros, e uma recriação de Nossa Senhora, ambas de 2022. "Gosto desse tema do paralelo entre sexo e religião e trago isso no meu trabalho desde a década de 1990. Quero mostrar o belo, o generoso", conta o artista, que tem obras em importantes coleções brasileiras, como Gilberto Chateaubriand, João Sattamini - Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, na Galeria Anna Maria Niemeyer e no MAR - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edmilson nasceu em Campos dos Goytacazes, em 1964. Vive e trabalha em Maricá. Fez curso de pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA) e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Já fez pinturas e esculturas para o carnaval do Rio e cenário para teatro, cinema e publicidade.

SERVIÇO

DEVANEIOS DE UM CAMINHANTE SOLITÁRIO

Real Galeria de Arte Contemporânea (Av. Princesa Isabel, 500 - Copacabana - dentro do Real Residence Hotel)

Abertura: 17/10, às 18h

Visitação: de 18/10 a 31/1, de segunda a sexta (12h às 17h). Os horários também podem ser agendados pelo telefone (21) 2546-6565. | Entrada franca