Influenciado por seres mitológicos em forma de mulher, o artista plástico Bruno Castaing apresenta suas mais recentes pinturas na exposição "Cores do Sagrado", a partir do próximo sábado (2), na Galeria Dobra, na Fábrica Bhering.
Francês radicado no Brasil, Castaing tem enorme atração pelo figurativo. Seu trabalho artístico, predominantemente em acrílico sobre tela, demonstra cores vibrantes, traço bem definido com inspiração na mitologia, na representação clássica ou no fantástico, tendo a musa feminina como recorrência.
Neste trabalho recente, o artista, envolvido na busca de sentido cósmico, mergulha nos laços entre o sagrado e as representações míticas.
Vivendo no Rio desde os anos 1990, Castaing passou a se dedicar à pintura depois de 30 anos atuando preferencialmente com a fotografia. "Fui atraído por uma força autoral, calcada pelo processo manual e artesanal únicos, pela alquimia e magia do uso das tintas", conta.
Seu olhar é profundamente influenciado pela fotografia, através dos enquadramentos e movimentos formais. Em Paris, estudou artes visuais na EFET- Ecole Française Privée d'Enseignement Technique.
Na direção da galeria Dobra desde o início de 2024, Castaing oferece a outros artistas a possibilidade de expor os seus trabalhos na Fábrica Bhering, importante roteiro cultural alternativo da cidade que reúne diversas galerias e estúdios.
"Cores do Sagrado" poderá ser visitada até o dia 15 de novembro. Nos dias 8, 9 e 10, as obras poderão ser visitadas durante a Feira de Arte Aberto, no Circuito Interno Bhering.
SERVIÇO
CORES DO SAGRADO
Galeria Dobra (Fábrica Bhering - Rua Orestes, 28 - Santo Cristo)
De 2 a 15/11, de segunda a sexta (10h às 18h) e sábados (13h às 20h)
Entrada franca