Por:

A música brasileira é puro ritmo

Rodrigo Sha (no centro, ao alto) reuniu um time diversificado de músicos no projeto, que agora se transforma em álbum | Foto: Divulgação

Por Affonso Nunes

Biblioteca de sons do Brasil para o mundo, o projeto O Ritmo nasceu da colaboração com os músicos de diferentes regiões, colocando sua sonoridade, melodias, harmonias e ritmos que são da raiz de nossa música, e representam toda a diversidade cultural brasileira. O projeto capitaneado pelo cantor, multiinstrumentisa, produtor musical e compositor Rodrigo Sha acaba de ganhar versão no álbum "Brazilian Oil", que acaba de ser lançado nas plataformas digitais.

O trabalho conta com um time de altíssimo nível de músicos colaboradores como Marcos Suzano, Zé Paulo Becker, Jam da Silva, Magrus Borges, Ricardo Imperatore, Cássio Cunha, Scott Feiner, Jovi Joviniano, Ella & The Bossa Beat, Afro2Brazilians e o próprio Rodrigo Sha.

"Brazilian Oil" é um campo de exploração sonora. Tem maculelê com samba, capoeira com jazz, samba com reggae e eletrônica, ijexá com pop, saculegê com beat, afoxé com clássico, afro com funk, bossa... São muitos climas num álbum recheado de musicalidade, com uma curadoria e roupagem muito profunda de Rodrigo Sha.

"São muitos músicos brasileiros, muito talentosos espalhados, pelo Brasil e pelo mundo, e O Ritmo é pra ser a voz deles. Temos aqui, músicos do Rio, Recife, Bahia, Belém do Pará e o Scott Feiner, um novaiorquino que virou carioca", comenta Sha.

A essência, originalidade e excelência, continuam nas mãos dos músicos, compositores, produtores e artistas que buscam sempre se aprimorar tecnicamente, que buscam sempre novas sonoridades, que empreendem e são generosos na troca de informações. "Vivemos num mundo onde a colaboração entre os artistas, ampliou, digitalizou, globalizou, renovando e enriquecendo o mercado fonográfico, trazendo novas tendências sonoras", defende Rodrigo Sha, ao falar do projeto.

Na sua inquietude, o músico começou a compor e produzir músicas com os sons da sua plataforma musical com o intuito de expor os músicos que estão lá, dar créditos a eles e enaltecer a qualidade dos colaboradores que estão na plataforma, ao mesmo tempo, criando um canal artístico com uma sonoridade autêntica e cheia de alma para o mundo, e logicamente que Sha conduz, produz, compõe e toca. "O foco é o som do Brasil para o mundo, nossa riqueza gigante de sons, levadas, ritmos, sotaques, algo que realmente só existe no Brasil nesse planeta", defende Sha.