Mulheres d'África
Exposição de Andréa Brêtas traz imagens que exploram o feminino no continente negro
Afotógrafa e artista plástica Andréa Brêtas apresenta a partir deste sábado (9), na B.afka Galleria, a exposição "África no Feminino" em que apresenta 12 fotos de mulheres africanas, da Namíbia, em preto e branco.
Seu objetivo é chamar a atenção para os olhares captados pelas suas lentes, traduzindo uma diversidade de vida e valores, bem como as cores da vida que saem do esconderijo da alma e se atiram aos cliques. A curadoria é de Georgia Nolasco.
A mostra, explica a fotógrafa, enfatiza a necessidade de conscientizar sobre a importância da mulher e, em especial da mulher africana, imprimindo em suas fotos toda essa cultura ancestral, o brilho das contas e dos olhares, seus ensinamentos silenciosos através de brincadeiras e sorrisos, crianças, cores em preto e branco. Uma África feminina, no feminino, que confirma o que diz Andréa Brêtas: "E nós? A nós, cabe provar que nascer mulher vale a pena."
A mostra não traz cores porque tem o objetivo de provocar reações e conexões com o observador, mas traz visivelmente o respeito do olhar de Andréa Brêtas na escolha de temas de impacto e importância sócio-cultural. Então, através das fotos, da diferença de olhares, as pessoas vão notar as expressões das mulheres e, certamente, vão se deixar tomar por emoções diversas.
"A África é conhecida pela sua pluralidade étnica e cultural. Isso sempre me fascinou. Pisar no continente africano sempre foi um dos meus maiores sonhos. Países incríveis, diversidade, possibilidades de inúmeras experiências, enfim, não haveria hipótese para essa viagem não acontecer", destaca Andréa Brêtas.
O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é fundamental para que haja condições mais dignas e justas, lutando pela erradicação, respeito e igualdade. E esse é o objetivo de Andréa - imprimir em fotos toda essa cultura ancestral, o brilho das contas e dos olhares, seus ensinamentos silenciosos através de brincadeiras e sorrisos, crianças, cores em preto e branco.
As fotos da exposição podem ser adquiridas e doadas, caso de interesse da pessoa, para espaços como o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), Instituto Pretos Novos e outros que tenham interesse em conservar a tradição afro e ancestral em seu acervo.
SERVIÇO
ÁFRICA NO FEMININO
B.afka Galleria (Fábrica Bhering - 2º andar - Rua Orestes, 28 - Santo Cristo)
DE 9/9 A 11/11, de quinta a sábado (12h às 18h) | Entrada franca