Portas para a diversidade

Artista visual Negrosoousa registrou cerca de mil portas de casas em cinco estados brasileiros para a exposição virtual 'Pode Entrar'

Por

Painel com imagens que integram a exposição virtual Pode Entrar

Adiversidade e a composição urbana de 10 cidades do Nordeste e de Minas Gerais usando as portas como recorte estão presentes na exposição virtual "Pode Entrar", idealizada pelo artista visual e produtor Negrosoousa.

Cerca de mil imagens foram captadas ao longo dos 18 últimos meses nos municípios de Granja, Viçosa, Sobral, Canindé, Crato e Juazeiro (CE), São Luís (MA), Ouro Preto (MG), Parnaíba (PI) e Olinda (PE). Negrosoousa propõe uma reflexão sobre a riqueza histórica do país em suas diversas regiões a partir de um símbolo do cotidiano e da contemporaneidade.

"Essa é, definitivamente, uma aventura completa e apaixonante. Você não está somente dispondo registros de um objeto, mas contando as histórias de um povo, ou de um alguém, de um local. É sobre você ter condição de falar do presente, por vias alternativas válidas. A partir deste material se abrem espaços para o diálogo sobre quais possíveis histórias, contextos e feitos, este conjunto traz para o nosso saber coletivo. Há um Brasil, através dessas portas, que atravessa o tempo e nos mostra o quão poderoso também é a adaptação do humano, conforme suas necessidades",refleteo artista visual.

"Circulei uma parte do mapa brasileiro, decidido a trazer comigo um documento rico que fosse possível de desdobramentos para uma construção visual de identidade forte e múltipla e eu acredito que consegui isso", acrescenta.

Para Negrosoousa, "Pode Entrar" exibe um Brasil que se manifesta de forma harmônica junto ao tempo e à história, por meio da disposição democrática das arquiteturas registradas. "Trata-se de explorar campos, de igual parte, como a arte e a sociologia, onde vamos tratar a compreensão e o funcionamento dos espaços, da intervenção humana, afirmando a comunhão das ciências na geração deste trabalho".

A exposição foi construída e ordenada de forma manualpelo artista visual e estará disponível a partir desta sexta-feira (20), de forma permanente, na galeria virtual Casa, com design criado também por Negrosoousa. O acesso ao material se dá por meio do Instagram, através do perfil @negrosoousa.