Por:

Protagonismo feminino para a posteridade

Ale Barbosa trabalha na confecção do mural tátil que a Cia de Artes Em CriAção vai exibir no Museu da Maré | Foto: Alexandra Arakawa/Divulgação

Afirmar a potência do protagonismo feminino, dando foco à temas que atravessam as diversas camadas relacionadas à ser mulher: essa é a proposta do projeto "Foco Tátil Delas", realizado pela Cia de Artes EM CriAção no Museu da Maré, contemplado no edital "Conexões Urbanas" da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio.

A partir de uma imersão com mulheres artistas atuantes na Maré, criaram coletivamente uma obra visual, direcionadas por Alexandra Arakawa e Manu Castilho, idealizadoras e diretoras do projeto.

No próximo dia 25 de maio, acontece a vernissage desta obra, que está em fase final de produção. O evento de abertura da exposição do mural tátil terá apresentação de uma performance, que dará origem a uma video-arte que será lançada posteriormente na internet.

Já no dia 26, será promovida uma roda de conversa com as artistas, e tem como tema 'Corpos Femininos'. Todo o evento é gratuito e aberto ao público.

Este projeto pretende dar foco e voz às mulheres. Trazer à tona um tema que precisa ser repensado socialmente e despertar no público o olhar e o reconhecimento dos privilégios masculinos e dos conceitos estruturais enraizados socialmente.

"Vivemos num mundo de padrões masculinos eurocêntricos de destaque em todos os setores da sociedade. Sendo extremamente importante falar de forma mais abrangente, sobre as diversas camadas étnicas e de gênero existentes. A intenção principal é ampliar essa reflexão acerca do machismo e do patriarcado na sociedade, que é essencialmente machista e transfóbica", explica Alexandra Arakawa, idealizadora e diretora artistica do projeto.

"Ao longo das discussões, experimentações e pesquisas refletimos sobre o papel social da mulher, as opressões que sofremos - e que já estão naturalizadas-, mas principalmente como potencializar o protagonismo feminino. A partir destas vivências cada artista deixa sua marca no projeto", pontua Manu Castilho, que também é idealizadora do projeto.

A acessibilidade é outro ponto importante do projeto. As artes visuais não são acessíveis a pessoas cegas e com baixa visão, por esse motivo foi priorizada a acessibilidade para este público. O mural é visual e palpável. Sua proposta artística integra recursos acessíveis na própria obra, criada e executada com relevos e textos com descrição em braille. Além da criação da plataforma com os arquivos de audiodescrição das imagens e de todo conteúdo do projeto.

SERVIÇO

FOCO TÁTIL DELAS

Museu da Maré (Rua Guilherme Maxwel, 26)

25/5, a partir das 19h, vernissage com apresentação do mural tátil, performance e show

26/5, às 14h, roda de conversa com o tema Corpos Femininos | Entrada franca