Por:

Um templo da nova arte

Cyber Morinum, de Suzette Venturelli e cia. | Foto: Divulgação

A arte tecnológica ganha sua primeira galeria no Brasil neta quinta-feira (27) quando a Meta Gallery abre suas portas na Rua da Assembleia, nº 40, num espaço totalmente dedicado à arte criada e exposta através do uso de tecnologias.

Arte generativa, instalações imersivas, realidade virtual e aumentada, criptoarte e NFT são algumas das formas de criação que estarão na Meta Gallery, fundada pela Metaverse Agency - a primeira agência brasileira focada no segmento de arte digital e soluções por inovações tecnológicas.

A exposição inaugural da Meta Gallery reúne obras expostas na 1ª Mostra Nacional de Cripoarte, realizada entre novembro de 2023 a fevereiro de 2024 no Centro Cultural Banco do Brasil RJ.

As atividades da Meta preveem uma programação com base em oito exposições anuais, mostrando a produção de artistas que criam e desenvolvem suas obras por suportes tecnológicos. "A arte, como todo processo criativo, está em constante atualização e mutação. Não à toa, o Refik Anadol se tornou grande atração do Moma", ressalta Byron Mendes, diretor da Meta Gallery, referindo-se à mostra do artista turco famoso por uso de inteligência artificial, no Museum of Modern Arts, de Nova York.

"Como, no século 20, vieram o próprio Moma e o nosso MAM, hoje a arte tecnológica passa a ser protagonista, com seus próprios espaços", acrescenta Byron, que trabalha com gestão de galerias ao longo das duas últimas décadas e, desde 2020, se focou na arte tecnológica.

SERVIÇO

MOSTRA NACIONAL DE CRIPTOARTE

Meta Gallery (Rua da Assembleia, 40, Centro) | De seg a sex (9h às 18h) | Grátis