Por:

Parceria Brasil-China a caminho

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, deve assinar um tratado bilateral para fomentar obras audiovisuais para a televisão coproduzidas entre os dois países.

A cantora embarcou para o país asiático na última terça-feira (11). É a sua primeira viagem oficial internacional como chefe da pasta da Cultura.

As obras coproduzidas nos termos do acordo poderão se beneficiar de mecanismos de incentivo no Brasil e na China.

Para participar, produtores precisam ter aprovação das agências audiovisuais de seus respectivos países, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a Agência Nacional de Rádio e Televisão da China (NRTA).

A secretária de Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, afirma que o objetivo é promover o intercâmbio cultural e a cooperação televisiva. A previsão é que o acordo seja assinado pela ministra nesta sexta-feira (14).

Além da vasta produção de conteúdo para TV, a China vem se destacando globalmente em outro campo do audiovisual. O país vem se tornando uma potência cinematográfica, apresentando uma qualidade cada vez maior nos últimos anos, graças ao aumento exponencial nos investimentos feitos tanto pelo governo quanto por instituições privadas no cinema da China. Também, a proximidade com Hollywood propicia uma relação produtiva em que os Estados Unidos e a China se unem para desenvolver filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.